Buscar por:

Fabricante de EPI

Razão Social:
TAYCO EQUIPAMENTOS DE SEGURANCA LTDA
Nome Fantasia:
TAYCO
CNPJ:
10.286.826/0001-12
Cidade:
ITU
UF:
SP

CA: 21338 - RESPIRADOR PURIFICADOR DE AR TIPO PEÇA SEMIFACIAL FILTRANTE PARA PARTÍCULAS PFF2Dúvida: Filtro com manta de carvão ativado pode ser usado por enfermeiros na aplicação de Quimioterápicos ?
LUIZ 21/08/2020
Resposta do FABRICANTE:
Em tempo: Este CA foi desmembrado desde 2017 - os novos CA's para este produto são: 39217 para o modelo T-950 sem válvula de exalação e 39218 para o modelo T-951 para o modelo com válvula de exalação.

Resposta do FABRICANTE:
Bom dia Luiz,

Não temos como afirmar se este modelo de respirador semifacial atende ou não especificamente a aplicação em questão sem conhecer a composição exata dos medicamentos manuseados. É prática no mercado utilizar e/ou recomendar um respirador de peça semifacial filtrante tipo PFF2 com manta de carvão ativado para este tipo de uso, contudo, sem referências.
Além das informações contidas na NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM SERVIÇOS DE SAÚDE. Podemos indicar as seguintes referências com base em estudos aprofundados sobre o assunto:
FIOCRUZ que aborda o assunto de manuseio de quimioterápicos no link http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/virtual%20tour/hipertextos/up1/respiradores.html
Também existe o estudo da NIOSH (National Institute for Occupational Safety and Health) órgão do CDC dos EUA no documento “NIOSH ALERT - Preventing Occupational Exposures to Antineoplastic and Other Hazardous Drugs in Healt” que pode ser acessado pelo link https://www.cdc.gov/niosh/docs/2004-165/pdfs/2004-165.pdf
Por fim, boa referência para consulta sobre o tema está no documento “I Consenso Brasileiro para Boas Práticas de Preparo da Terapia Antineoplásica” editado pela SOBRAFO (Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia) que também pode ser facilmente acessado pelo link https://sobrafo.org.br/wp-content/uploads/2018/12/I_Consenso_Brasileiro_para_Boas_Praticas_de_Preparo_da_Terapia.pdf
Em nenhuma das referências acima listadas se faz menção à utilização do respirador com manta de carvão ativado para o fim de manuseio e aplicação de quimioterápicos. A página da FIOCRUZ faz menção à “quimioterápicos na forma de pó liofilizado” e menciona os respiradores PFF2 ou PFF3. Já no documento da SOBRAFO a recomendação recai somente sobre a PFF2.
O Respirador com filtro PFF2 no Brasil (equivalente ao tipo N95 – classificação da NIOSH nos EUA) possui eficiência para aerossóis sólidos e líquidos à base de água (sem base oleosa) com eficiência de 94% nos testes de aprovação segundo a norma ABNT/NBR 13.698:2011.
Já a manta de carvão ativado, não possui qualquer respaldo normativo a partir da última versão (2011) da norma citada acima. Sendo indicados, portanto, somente como um filtro para odores incômodos provenientes de vapores orgânicos em baixas concentrações (concentrações que não ofereçam risco ao trabalhador, mas possam incomodar pelo forte odor).
Esperamos que as informações e referências acima sobre o assunto possam apoiá-lo na sua decisão sobre qual o melhor equipamento de proteção respiratória a ser utilizado no ambiente laboral que está em análise.
Atenciosamente, Equipe Tayco

×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!