Buscar por:

Isolamento térmico para luvas

15/07/2020 - Segurança do Trabalho - por Gamiluva

Quando falamos sobre equipamentos de proteção individual, o isolamento é um dos conceitos que precisa ser levado em consideração, uma vez que tem o objetivo de proteger um colaborador e também mantê-lo confortável durante o período de uso. 

Existem muitos tipos de isolamentos, como térmico, sonoro, elétrico,  entre outros, mas neste post falaremos sobre isolamento térmico, que nada mais é do que a redução da transferência de calor entre objetos, mantendo o objeto, em questão, quente ou frio. Em termos básicos, é o isolamento térmico que mantém sua mão isolada em relação a uma fonte de calor.

Tipos de transferência de calor

 Um equívoco comum é acreditar que o isolamento térmico deixa frio, quando na verdade a função do isolamento é reduzir a transferência de calor. A energia térmica é transferida para objetos próximos de temperatura mais baixa, que você pode sentir como sendo quente, a menos que a transferência seja mais lenta ou interrompida por um isolador térmico.

Para entender o que é um ótimo isolante térmico, vamos entender os três métodos de transferência de calor:

  1. Condução ou contato é o  processo pelo qual o calor é transferido de uma área de maior energia cinética (temperatura mais alta) para uma área de energia cinética mais baixa (temperatura mais baixa), por exemplo, tocando em um cabo quente. A condução ocorre através do contato físico e é a forma mais comum de transferência de calor.

  2. Convecção é o processo pelo qual um gás ou líquido é aquecido e depois se afasta da fonte, por exemplo, sentindo o ar quente acima de uma panela fervendo.

  3. Radiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, por exemplo, calor do sol.

 Isoladores térmicos

Agora que já sabemos mais sobre o tema, vamos falar sobre um ótimo exemplo de isolador térmico: a garrafa térmica, que mantém as bebidas frias ou quentes,  tudo no mesmo dispositivo! “A garrafa Térmica  é um exemplo tão interessante porque muitas pessoas não percebem que não é o aço inoxidável que fornece o isolamento,  é um vácuo”.

A garrafa de aço inoxidável é na verdade duas garrafas  uma  dentro da outra, com um pequeno espaço entre elas, esse espaço vazio está preenchido de ar e, na verdade, cria um vácuo que é o que fornece o isolamento. O vácuo é um dos isoladores mais conhecidos, mais que o próprio ar que também é um excelente isolante e um dos principais contribuintes para as propriedades isolantes de itens como luvas Térmicas de segurança. São os bolsões de ar dentro desses materiais que diminuem a transferência de calor, muito mais do que os próprios materiais utilizados.

          

Quando se trata de isoladores térmicos para tecidos, a luta dos fabricantes sempre foi de tamanho versus eficácia. Quanto mais volumosa a luva, melhores as propriedades isolantes, mas mais desconfortável é para a pessoa que a utiliza.

Pensando nisso a Gamiluva desenvolveu uma linha de luvas onde você encontra proteção térmica, tentando manter  ao máximo a sensibilidade. São diferentes modelos pensados para cada tipo de trabalho, encontre o ideal para você e conheça um dos modelos abaixo:

 A Luva REF 119ALG, confeccionada em ponto Grafatex de Fio de Aramida, com Forro de algodão e punho de raspa é resistente a altas temperaturas em trabalhos onde a mão é continuamente exposta a risco térmico de até 350 graus, de acordo com o tempo de exposição à fonte de calor, ou respingos de metal fundido.

Garante excelente proteção para as mãos por ser confeccionada com matérias primas de alta qualidade, o punho utilizado nessa luva é chamado de “Punho de segurança”, pois permite ao usuário a sua rápida extração.

Acesse Gamiluva e conheça também os modelos da luva REF 119 FUNDEX, luva REF 195FAL e a Luva REF 1107.

Lembre-se: Antes de adquirir uma Luva para Alta Temperatura  é preciso avaliar a real necessidade do usuário, cada detalhe é estrategicamente pensado para que o trabalhador tenha não apenas proteção, mas conforto.

Muitos trabalhadores colocam sua saúde em risco quando o equipamento de segurança é incômodo. Por isso, quanto mais segurança e conforto oferecer, maior é o interesse em usar o equipamento de proteção individual (EPI).  

Cada detalhe do produto tem um propósito, cada luva é confeccionada com um tipo ou vários tipos de materiais para atender um ou mais riscos, com produtos que unem alta tecnologia a baixo custo.

Gostou do post? Saiba mais acessando o site da Gamiluva ou entre em contato! 

Fique por dentro de todas as novidades sobre SST. Assine nossa newsletter!
Sobre o autor: Gamiluvahttps://www.gamiluva.com.br A Gamiluva é uma empresa do grupo Gamisol que desde o inicio da década de oitenta tem investido constantemente em infraestrutura e tecnologia para satisfazer a demanda de nossos clientes e alcançar as expectativas de qualidade de nossos produtos.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!