Buscar por:

Escolhendo seu fornecedor de EPI

23/01/2017 - EPI - por SafetyTec

Olá caros amigos,

Tendo em vista o grande sucesso do artigo sobre Como melhorar sua compra de EPI, acreditamos poder contribuir ainda mais para que você faça uma boa gestão em SST na sua organização e possa apresentar bons resultados para sua liderança, deixaremos abaixo algumas dicas de como selecionar um fornecedor de EPI adequado.

Antes de se aprofundar neste assunto, vamos pontuar algumas dificuldades que distribuidores mas principalmente revendas enfrentam, para que você possa melhor entender o funcionamento de toda esta cadeia.

 

 

Sobre a Cadeia de Fabricação, Compra e Venda de EPI:

  1. No topo desta cadeia estão os Fabricantes e Importadores que são responsáveis pelas pesquisas, desenvolvimento, lançamento e orientação técnica sobre os EPI’s;

    1. Dificuldades de comprar: Os fabricantes mais tradicionais, utilizam sua rede de distribuição (Distribuidor\Revenda) para comercializar seus EPI’s, pois conseguem atingir a um número maior de clientes, pois não dispõe de mão-de-obra suficientemente grande para isso. Como alguns destes distribuidores fazem este trabalho de desenvolvimento e venda dos EPI’s de um determinado fabricante, em contra partida os fabricantes não tem o hábito de vender para consumidor final e assim, fortalecer seus parceiros de distribuição.

    2. Vantagens de comprar: Caso você consiga convencer um fabricante a vender diretamente para sua empresa o que achamos improvável, você levará vantagem nos valores, pois além de um preço inferior ao da rede de distribuição, você poderá conseguir um frete CIF, ou seja, pago pelo próprio fabricante.

  2. Na sequência estão os maiores Distribuidores que, são responsáveis pelo fornecimento de EPI principalmente para grandes indústrias e muitos deles também fornecem para pequenas revendas que, não conseguem adquirir junto a grandes fabricantes;

    1. Dificuldades de comprar: Embora também atendam a pequenas empresas, costumam dispender mais tempo e dedicação as grandes empresas, pois tem uma grande variedade de EPI’s em seu estoque, preço competitivo e uma logística favorável.

    2. Vantagens de comprar: Preço atrativo, grande variedade de EPI’s e na maioria das vezes, entrega rápida e eficiente.

  3. As Revendas têm papel muito importante, pois concentram seus esforços para atingir um público de empresas de menor porte e que estão em sua proximidade e até mesmo o consumidor final como profissionais autônomos por exemplo.

    1. Dificuldades de comprar: Nem sempre possuem toda linha de EPI’s que os compradores desejam, estoque baixo que pode não ser o suficiente para atender e, preços “relativamente” mais altos em relação aos grandes distribuidores e, a consequência de todos estes fatores é que a entrega nem sempre é no tempo desejável.

    2. Vantagens de comprar: Tem condições de atender rapidamente uma situação emergencial, maior afinidade com os vendedores ou proprietários e, uma melhor negociação quando a compra for planejada em conjunto.

  4. Por último e não menos importantes, estão as Revendas Online que, vem se consolidando e ganhando cada vez mais credibilidade junto aos compradores

    1. Dificuldades de comprar: Embora a maioria esteja localizada nos grandes centros urbanos, a compras feitas lugares mais distantes como Norte e Nordeste, pode encarecer o frete.

    2. Vantagens: Possuem boa variedade de EPI’s e, é possível comparar produtos, preços e ainda calcular frete e prazo de entrega.

Avaliando as caraterísticas que citamos acima, vamos fazer algumas recomendações para que você possa escolher o fornecedor que melhor lhe atende.

Grandes Empresas

Se a sua empresa é uma grande organização, uma empresa com centenas ou até mesmo milhares de colaboradores, nossa sugestão é contatar um distribuidor cujo estoque e logística são mais bem estruturados e, avaliar a possibilidade de estabelecer um contrato, pois isso permitirá que o fornecedor negocie melhor com os fabricantes, lhe oferecendo melhores preços, condições de pagamento e, entrega garantida.

Em algumas circunstâncias, porém, muito eventualmente, você poderá tentar um contato com o fabricante que, conforme citado acima certamente não lhe fornecerá diretamente, porém, você pode buscar uma melhor negociação para receber os produtos por meio distribuidores e assim, todos saem ganhando.

Empresas de Médio Porte

Os distribuidores são uma ótima opção também, em função das características citadas acima, porém, se a variedade de EPI’s e a entrega não são os fatores mais importantes, você pode recorrer a uma revenda, pois eles os atenderão com eficiência.

Nota: as revendas são empresas muito dispostas a crescer e prosperar, portanto, farão um enorme esforço para lhes oferecer o melhores produtos com bons preços e condições - recomendamos.

Para Micro e Pequenas Empresas

Nossa recomendação é para recorrer às revendas em função das características citadas acima, porém, uma ótima opção são as revendas online que, estão cada vez mais consolidadas e, assim como diversos e-commerce’s, vem ganhando credibilidade junto aos clientes.

Profissionais Autônomos

Para estes profissionais, nossa sugestão é também recorrer a revendas onde poderão ter uma orientação técnica rápida sobre os EPI’s de que precisam, sem correr o risco de se equivocar adquirindo um EPI inadequado.

Sabendo das diferentes características de cada empresa e atendendo aos pedidos e solicitações dos nossos usuários , a equipe da SafetyTec Portal ConsultaCA.com, criaram o primeiro Marketplace para comercialização de EPI’s do País, o BuscaEPI.com

Diferentemente de outros comércios tradicionais de EPI, o Marketplace tem um perfil distinto, usando um conceito muito utilizado por empresas como Americanas.com, Submarino.com, Dafiti por exemplo: oferecer em um único lugar, diversos tipos de produtos e preços, oferecidos por vários comerciantes.

Entendemos é claro que, nem todas as empresas podem adquirir produtos como uma pessoa física, simplesmente pagando um boleto ou com cartão, por este motivo, a plataforma BuscaEPI.com, tem uma vertente que permite que sua empresa solicite cotações de fornecedores de EPI em todo País.

 

 

Quais as vantagens de comprar no Marketplace:

  1. Poder ter acesso a uma grande variedade de produtos e preços podendo compará-los;

  2. Cálculo automatico do frete e prazo de entrega;

  3. Acesso ao catálogo virtual de produtos a qualquer hora de qualquer lugar;

  4. Receber orientação técnica de vendedores como em uma revenda.

Quais as vantagens de utilizar a plataforma de cotações:

  1. Descrever sua demanda de EPI cujo CA’s estarão integrados com o portal ConsultaCA.com facilitando o trabalho dos revendedores;

  2. Solicitar cotações somente de fornecedores que estão em sua região ou se desejar em todo território Nacional;

  3. Fechar as cotações com produtos e preços que mais lhe agradam e, receber na comodidade da sua empresa sem precisar sair;

Fique por dentro de todas as novidades sobre SST. Assine nossa newsletter!
Sobre o autor: SafetyTechttp://safetytec.com.br Criada a partir da junção de competências de profissionais das áreas de Segurança do Trabalho e Tecnologia da Informação, com o objetivo em comum de inovar e criar soluções tecnológicas que auxiliem a rotinas relacionadas a Segurança do Trabalho dos milhões de trabalhadores existentes do Brasil.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!