Buscar por:

4 Dicas para potencializar a eficácia dos Protetores Auditivos.

03/04/2020 - Educação - por Dimensional | A Sonepar Company

protetores auditivos EPI saude dicas

A NR-9 considera como risco ambiental um agente físico, químico ou biológico que esteja nos ambientes de trabalho e que em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição seja causador de danos à saúde do trabalhador.

De acordo com essa definição, o ruído pode ser considerado um agente físico porque modifica as características ambientais de um local, sendo possível causar lesões à audição do trabalhador.

Para proteção da audição do trabalhador, é necessário utilizar Protetores Auditivos. Esses dispositivos possuem tempo útil de uso e para manter a sua eficácia e durabilidade deve-se observar as dicas do fabricante em relação à higienização, guarda, uso etc. Veja neste blog post dicas para manter seu equipamento de proteção auditiva eficiente.


Dica 1: Observe a validade dos Protetores Auditivos

A durabilidade de um Protetor Auditivo varia, porém a vida útil pode ser reduzida de acordo com o cuidado tomado pelo usuário, além das condições ambientais do local de trabalho.

Antes de utilizar o Protetor, é preciso certificar-se de que esteja dentro do prazo de validade, mesmo que o equipamento esteja lacrado e não tenha sido utilizado, deve-se usá-lo apenas se estiver válido. Com essa simples observação e cuidado, você aumenta a eficácia do Protetor Auditivo.

Atenção.

Sempre que um equipamento estiver deteriorado, sua eficácia se tornará duvidosa e, portanto, deve ser descartado, ou se for o caso, substitua as partes substituíveis.


Dica 2: Higienização do Protetor Auditivo

Não deixe para fazer a limpeza de seu equipamento apenas casualmente ou quando for impossível higienizá-los pelo métodos convencionais com água e sabão neutro. O acúmulo de impurezas pode danificar seu EPI.

Atenção

Acúmulo de cerume ou infecção do canal auditivo exigem limpeza mais frequente dos protetores.

Portanto, leia as recomendações do fabricante e certifique-se de que o Protetor Auditivo pode ser lavado. Alguns Protetores não podem ser lavados, por isso, peças devem ser substituídas como almofadas, por exemplo.


Dica 3: Armazenagem do Protetor Auditivo.

Outra instrução do fabricante, que é importante observar, para manter o desempenho do seu protetor e sua audição segura diz respeito à armazenagem do equipamento. Guarde-o em local livre de pó e sujeiras, não coloque outros objetos sobre ele, cuidado com ferramentas que possam furá-lo, principalmente os protetores que possuem espumas em sua composição.


Dica 4: Protetor apropriado para o trabalho.

É indiscutível que o empregador deva fornecer o Protetor apropriado ao tipo de exposição auditiva que seu trabalhador está exposto. Não há eficácia e nem proteção auditiva mediante o uso de um Protetor que não reduza o desconforto e o risco de perda de audição.

O trabalhador também deve ser conscientizado de que não deve desempenhar seu trabalho sem Protetor.  O empregador pode realizar palestras, reuniões, cursos instrutivos, conversas em grupo etc para incentivar o uso do equipamento.

Existem trabalhadores que deixam de usar o equipamento alegando desconforto, por isso, é necessário avaliar se o Protetor fornecido é apropriado.

Os Protetores Auditivos minimizam os sons, mas nem sempre conseguem barrar todo o ruído desagradável. Embora utilizados de forma correta e mesmo que a escolha seja apropriada, eles conseguem atenuar os ruídos. Quando são muito altos, é necessário usar equipamentos em conjunto com os protetores para bloquear o som.


Conclusão:

Para manter a eficácia dos Protetores Auditivos existem cuidados simples como higienizar e armazená-los de acordo com as indicações do fabricante.

É importante estar atento a essas informações para prolongar a vida útil de seu equipamento e também para garantir a sua segurança e proteção.

Não abra mão de equipamentos de qualidade reconhecida, como os Protetores Auditivos da 3M. Nós indicamos e trabalhamos com estes Protetores. Se tiver dúvidas de como utilizar ou se deseja receber mais informações sobre manutenção e cuidados com o seu EPI, entre em contato conosco!

Gostou deste artigo? Caso queira receber mais informações relacionada a este assunto, deixe seu contato nos campos abaixo:
Sobre o autor: Dimensional | A Sonepar Companyhttps://dimensional.com.br/blog A Dimensional é uma empresa que nasceu com a proposta de ser a solução para os clientes. Sua tradição vem do serviço e ao longo do seu crescimento, novas especialidades e filiais foram surgindo, tornando-a o que é hoje, uma empresa de distribuição de Materiais Elétricos, Epis, Infraestrutura, Serviços, Automação, Iluminação e com canais de vendas através de filiais, lojas e contratos. Em 2007, se associou à multinacional francesa Sonepar.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
SafetyDay
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!