Buscar por:

Melhore sua gestão de EPI's

23/03/2020 - Educação - por Thiago Avelino

Há sete anos fundamos umas das mais relevantes plataformas da esfera de Saúde e Segurança do Trabalho e que hoje permite ao profissional de SST, RH, aos proprietários de empresas e a todos os envolvidos com equipamentos de proteção individual, obter informações de natureza técnica que ofereçam maior segurança às suas compras de EPI. 

Essa plataforma é o ConsultaCA, que em seu lançamento tinha o propósito de permitir aos milhares de usuários que rapidamente passaram a utilizá-la, a buscar informações técnicas sobre EPI, mas que atualmente se tornou um grande hub de conexão entre compradores, profissionais e fornecedores.

Ao longo desses sete anos e mais de um milhão de usuários atendidos, nossa equipe se especializou em descobrir alguns problemas relativos a EPI dentro de empresas dos mais diversos perfis operacionais e tamanhos. Sobre isso, gostaríamos de te propor uma reflexão:

Você faz gestão de EPI na sua empresa ou apenas faz o controle? E o controle que você faz, é eficiente? 

Sou profissional de Segurança do Trabalho e atualmente atuo no departamento comercial da SafetyTec. Já trabalhei em projetos industriais de grande porte com consumo mensal na casa dos milhões e com passagem por fornecedores de EPI também. Mas o que trago de mais importante nesses anos é que eu nunca havia feito uma gestão concreta e eficiente de equipamentos de proteção nas organizações pelas quais passei. Entenda a sua importância:

1 - O profissional de Saúde e Segurança do Trabalho tem um papel fundamental na implementação da legislação trabalhista cujo propósito é preservar a integridade Física e Saúde do Trabalhador.

2 - Investimentos e gastos relativos à SST, sobretudo com EPIs, em muitas empresas representam mais 70% dos gastos com Segurança do Trabalho.

Vou sugerir um diagnóstico muito simples:

  • Você já calculou o gasto mensal com EPI em sua empresa ou quanto foi investido no último ano?
  • Faz o planejamento dos gastos com SST na sua empresa?

Se você nunca se preocupou com isso, recomendo que pare e comece a pensar sobre os reflexos em seu atual emprego e sobretudo na sua carreira.

"Mas por que eu deveria me preocupar com os gastos com EPI na minha empresa já que, é uma obrigação do empregador?"

Respondendo de maneira muito objetiva, a principal atividade de qualquer empresa é vender. Dito isso, a constituição do preço dos produtos que a sua empresa vende envolve um elemento muito importante: os custos, e Segurança do Trabalho é um custo muito relevante uma vez que trata-se de uma mão de obra indireta, ou seja, que embora tenha papel fundamental, não está envolvido diretamente com a produção.

Na prática, significa que quando o profissional de SST não se preocupa com os custos e o planejamento do mesmo, esse pode ser indicado como um gasto significativo e sofrer sanções dos gestores. Algo que, pode levar a determinação por redução desses custos com aquisição de EPI’s e serviços de segurança, limitações nas melhorias que podem ser feitas e o que pode ser ainda pior, culminar na demissão do profissional.

"Mas como promover uma gestão minimamente eficiente na minha empresa?"  

Vamos dividir em elementos:

Trabalhista: Um dos maiores problemas de uma gestão de EPI eficiente são os registros de entrega e sobretudo onde eles ficam arquivados. Os complicadores mais comuns em relação a isso estão associados ao uso da ficha de registro física. Essa forma de registrar os EPI’s não somente demanda mais tempo do profissional como principalmente, engloba o risco de rasura ou extravio da mesma.

Como melhorar: o Item 6.6.1 Parágrafo “h” e Portaria SIT 107 de 25 de Agosto de 2009, determina que o empregador é o responsável por registrar a entrega dos EPI’s aos colaboradores seja ela por meio de livros, fichas ou sistema eletrônico. Neste sentido qualquer um dos registros citados acima poderá atendê-lo legalmente, porém, utilizando um sistema eletrônico de registro de EPI’s, como o BuscaEPI Control, as informações estarão seguras em um banco de dados, poderão ser acessadas de qualquer lugar em qualquer momento e ainda nem falamos sobre a economia de tempo.

Planejamento: ao adotar um planejamento simples, como por exemplo acompanhar o consumo e definir métricas de gastos, pode ajudá-lo evitar problemas como: elevar o consumo de EPI (que por consequência aumentam os gastos), além de ter controle sobre o consumo baseado nessas métricas e não correr o risco de gastar mais do que estava previsto em seu orçamento. Ressaltamos que, gastar menos do que estava previsto no orçamento pode lhe permitir investir na qualificação dos trabalhadores, EPI’s de melhor qualidade ou até premiações para setores e profissionais comprometidos.   

Custos: atualmente no país temos uma demanda por aquisição de EPI muito maior que a oferta, já que temos poucos fornecedores verdadeiramente grandes que podem atender a empresas de qualquer porte. Dessa forma, controlar seu estoque de EPI’s e planejar suas compras é fundamental para evitar uma necessidade emergencial, o que poderá lhe deixar a mercê de fornecedores oportunistas que podem lhe oferecer preços mais elevados em função da sua necessidade.

Outro custo pouco calculado por profissionais que estão envolvidos com aquisição de EPI, são os prejuízos provocados pela paralisação de uma frente de trabalho ou linha de produção pela falta de um EPI ou conjunto deles. Para finalizar, tem o tempo e o desgaste ao buscar EPI’s emergencialmente ligando e encaminhando mensagens para fornecedores diversos.

Fornecedores de EPI: escolher um fornecedor confiável de EPI’s é um fator fundamental para uma boa gestão. Isso vai evitar descontrole dos gastos, aumento dos custos, evitar perda de tempo, além de lhe permitir uma relação mais confiável e transparente, o que poderá lhe trazer vantagens como consultorias, promoções e orientações técnicas. 

Te convido a conhecer o BuscaEPI, uma plataforma gratuita onde você poderá registrar sua demanda por EPI e fornecedores em todo território nacional lhe encaminharão propostas para que você possa comparar produtos, preços, condições de pagamento, prazos de entrega e fechar a melhor compra.  

Substituição de EPI dos colaboradores: trata-se de um fator crítico, pois tão importante quanto entregar o EPI para o trabalhador e registrá-lo, é estar atento a quando o mesmo deverá ser substituído, pois o EPI quando utilizado por mais tempo do que ele foi projetado, pode perder a capacidade de proteção e deixar o usuário vulnerável, além de deixar a empresa sujeita à penalidades.

Mas como fazê-lo? Bom, pode variar muito. Se a sua empresa conta com poucos funcionários, nesse caso uma planilha poderá resolver o problema, mas quando se trata de uma empresa de porte maior, contando com um número acima de 100 colaboradores, o controle manual com planilhas, cadernos ou blocos de anotação pode trazer erros ou não ser suficientemente confiável.

Neste caso, recomendamos a adoção de um sistema de controle e gestão de EPI que, além da segurança jurídica, previdenciária e a economia de tempo, oferece ferramentas que lhe permitem gerar alertas de substituição dos EPI’s dos colaboradores em seu e-mail ou por SMS diretamente para o profissional responsável pela substituição ou até mesmo o próprio colaborador. O BuscaEPI Control vai te auxiliar em todo esse processo, e ainda conta com o maior banco de dados sobre EPI do país.

Com a adoção das recomendações acima, você e o seu departamento passarão a ser vistos como papéis fundamentais para a evolução da empresa e as consequências vão desde reconhecimento, até ganhos financeiros e sobretudo, um ganho inestimável à sua evolução profissional.

Sobre o autor: Thiago Avelino Co-Fundador & CEO da SafetyTec do Portal ConsultaCA, SafetyEAD e BuscaEPI, Profissional de Segurança do Trabalho com 15 anos de Know How. Iniciou sua carreira prestando serviços para empresas de Engenharia em projetos de construção de grande porte como em Refinarias de Petróleo, Papel e Celulose e Metalurgia. Criador de conteúdo digital de SST. Mediador de debates, atuou como Auditor Bureau Veritas e também Lecionou no Senai PR.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!