Buscar por:

Entendendo as normas - Vestimentas Térmicas: EN 14058 e EN 342

18/02/2020 - Normas Regulamentadoras - por Qualiflex

Qual a diferença entre cada norma e por que duas normas para o mesmo risco?

Ambas normas seguem os mesmos ensaios laboratoriais, porém a EN 342 exige um teste adicional chamado “isolamento térmico efetivo resultante”, que tem capacidade de avaliar o isolamento em temperaturas extremas - inferiores a -5ºC.

Dessa forma, a principal diferença entre as duas normas é que a EN 14058 é aplicada para equipamentos e vestimentas com proteção suficiente para até -5ºC.
Já a EN 342 é utilizada para equipamentos cujo isolamento deve proteger o usuário em ambientes com temperaturas INFERIORES a -5ºC, ou seja, mais frias que -5ºC.

Nos Certificados de Aprovação (CA) do Ministério do Trabalho, é assim que aparece essa diferenciação entre as normas:

EN 14058

CA-EN14058
 


EN 342

CA_EN342


Termometro 

A terminologia adotada pelo Ministério do Trabalho "Abaixo de -5ºC" e "Acima de -5ºC" gera certa confusão, por isso elaboramos o infográfico ao  lado para ajudar a entender melhor:

 

 

Agora que sabemos as diferenças entre cada norma, vamos explicar quais são os ensaios, seus resultados e o que eles representam.

 

Ensaios para ambas as normas:

Resistência Térmica:  

Assim como na EN 511 (luvas), o ensaio verifica a capacidade do tecido em isolar a temperatura externa da interna. Esse isolamento é medido através da colocação de um pedaço do tecido da vestimenta entre duas superfícies em temperaturas diferentes. Quanto mais tempo levar para a superfície quente resfriar e a superfície fria esquentar, melhor o isolamento térmico da vestimenta testada.
Resist Ter

Aplicabilidade do teste:

O ensaio mede muito bem a capacidade de isolamento de um determinado tecido e pode indicar quão eficiente será para manter o usuário do EPI protegido quando exposto a uma temperatura baixa, porém, só considera o tecido, ignorando outros fatores do ambiente.

Penetração de Água:

Este ensaio consiste em submeter a vestimenta ao contato com água em uma determinada pressão e verificar se houve penetração de umidade no interior do tecido. Serve para determinar principalmente qual o grau de resistência a água para situações como chuvas, garoas, nevascas, respingos etc.

Impermeab

 Tecido hidro-repelente 
 

Ensaio de Permeabilidade ao Ar

Este ensaio é um pouco mais complexo de entender. 'Permeabilidade ao ar' verifica principalmente se a vestimenta é respirável, ou seja, se permite que o suor e a umidade do corpo saiam da vestimenta através do tecido. Esse teste é importante para uso em baixas temperaturas, pois caso a vestimenta não seja respirável, o suor vai se concentrar na pele, camiseta ou vestimentas internas do usuário. Quando o frio penetra a vestimenta e atinge o suor, este suor congela e a sensação de frio do usuário é maximizada. Em um paralelo com uma situação cotidiana, é equivalente a estar com o corpo molhado e tomar um vento gelado forte na rua. A sensação de frio é muito pior do que se o corpo estivesse totalmente seco.

Ao mesmo tempo que uma vestimenta pode ser respirável, ela pode ser impermeável. Por este motivo inclusive, para passar no teste de resistência a água, a vestimenta deverá ter passado antes no teste de permeabilidade ao ar.

O teste em si é simples, uma camada do tecido é colocada em uma máquina que passa uma corrente de ar por esse tecido, e mede o fluxo dessa corrente através do tecido.

A vestimenta preferencialmente deve permitir que o suor da pele evapore e saia da vestimenta passando através do tecido.

Permeab Ar

 Imagem mostrando que a japona deve permitir que o suor seja expelido na forma de vapor.

Vestimenta para temperaturas inferiores a -5ºC - EN 342

Isolamento Térmico Efetivo e Resultante

Esse é o ensaio que difere as duas normas, sendo obrigatório somente na EN 342. É também o ensaio mais complexo. Este ensaio vai simular o uso da vestimenta no corpo humano através de um manequim térmico que será colocado em uma câmara fria. O manequim vai ser exposto a baixas temperaturas com a roupa vestida, enquanto é aquecido através de resistências elétricas que simulam a geração de calor do corpo em diversas situações: parado, em movimentos leves e em movimentos médios.

Quando parado, as resistências transferem pouco calor ao manequim. Quando em movimentos leves, transferem uma quantidade moderada de calor, e quando em movimentos médios, o manequim recebe uma quantidade razoável de calor, assim como quando nos exercitamos e nosso corpo produz mais calor.

Manequim

O aparelho então vai medir a perda de calor do manequim para o ambiente e dessa forma mensurar quão isolante e eficiente é a vestimenta utilizada.

O resultado do teste é expresso em:Manequim Termico

     Icle (Isolamento Térmico Efetivo) -  simula o manequim parado.

     Icler (Isolamento Térmico Efetivo Resultante) - simula o manequim em movimento.

  Atualmente estes ensaios são realizados somente na Europa, aumentando ainda mais a complexidade e a dificuldade de obter um CA.

 

 
 
 
 
Manequim térmico vestido com vestimenta a ser avaliada

Qual a importância e aplicabilidade deste ensaio?

É o ensaio que simula com precisão o nível de proteção de uma vestimenta, inclusive considerando as diversas variáveis que influenciam na sensação de proteção térmica, tais como: velocidade do vento, nível de esforço físico do usuário, tempo de permanência em baixa temperatura e a temperatura do ambiente em si.
Todas essas variáveis são muito relevantes, afinal, os trabalhos em ambientes refrigerados muitas vezes envolvem movimentação de cargas, caminhadas e esforços físicos, e esse ensaio leva em conta todas essas variáveis.

trabalho

Movimentação de cargas e esforços físicos são parte do dia-a-dia da maioria dos trabalhadores que operam em ambientes refrigerados

Como interpretar esse resultado?

Para interpretar esse resultado, deve-se consultar uma tabela disponível na própria norma, que indica uma determinada temperatura de operação e tempo recomendado de permanência considerando o tipo de atividade/gasto calórico e velocidade do vento.

Tabela IPT

Fonte: IPT

Interpretação do resultado:

 Uma vestimenta com Icler na faixa de 0,390 seria indicada para uma atividade média, suportando temperaturas de até -49ºC durante uma permanência máxima de 1 hora.

Considerações e Observações adicionais

  • Conforme verificamos, as vestimentas não expressam seu resultado no CA em “Até quantos graus essa vestimenta suporta”, uma vez que o risco térmico frio é composto por diversas variáveis e não somente a temperatura ambiente, conforme demonstrado acima. A escolha da vestimenta é de responsabilidade do profissional de Segurança do Trabalho em uma análise do ambiente e condições de trabalho.
  • O tempo de permanência máximo nas câmaras não deve ser baseado na tabela da norma dos ensaios (que indica permanências de até 8 horas), pois estas normas são utilizadas como parâmetro para obtenção de certificados e não se sobrepõem à CLT.
    Indicamos sempre seguir o tempo de permanência máximo da CLT e fazer as pausas para readequação térmica, conforme estabelecido pelo setor de Segurança do Trabalho. 
     
  • A Melhor forma de escolher a vestimenta mais adequada para seus colaboradores é contar com um fornecedor especializado como a Qualiflex, que ajudará a fazer as análises corretas da real necessidade de proteção, colocar o equipamento em teste e acompanhar de perto não apenas sua proteção, mas sua durabilidade e desempenho. Equipamentos mais finos e econômicos muitas vezes não irão proteger adequadamente e poderão causar desconfortos, doenças, afastamentos e com isso, custos maiores. Poucos reais de economia em um EPI podem gerar milhares de reais em prejuízos. 

Espero que tenham gostado do artigo e que esse tema ainda um pouco novo e difícil de compreender tenha sido explicado de forma clara e objetiva. 

Restou alguma dúvida? Envie-nos um email que faremos o possível para esclarecer.

Obrigado pela leitura e trabalhem seguros!

 

AVISO: A Reprodução deste artigo ou partes dele, bem como o uso não autorizado das imagens contidas está proibida.
Fique por dentro de todas as novidades sobre SST. Assine nossa newsletter!
Sobre o autor: Qualiflexhttps://www.qualiflex.com.br/ O foco da Qualiflex é proporcionar a proteção do trabalhador brasileiro através de produtos inovadores e sustentáveis.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!