Buscar por:

Investir no Mercado de EPI pode ser a solução para quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso!

04/09/2019 - Educação - por Suprema Luvas


Ter o seu próprio negócio, “trabalhar para si” e “ser o seu próprio patrão” é o sonho de muito brasileiro. Sempre que um ramo ou área de atuação no mercado surge ou fica em evidência, é encarado como uma nova oportunidade de empreender. E é assim que muita gente vê o comércio de Equipamentos de Proteção Individual, os EPIs.
 

Em um país cada vez mais industrializado e com uma fiscalização mais séria, é natural que a procura por instrumentos de segurança pessoal aumente. Mas como explorar esse nicho corretamente? Como ter uma boa loja de EPIs?

Perceba a importância do seu negócio

Primeiramente, é imprescindível que o empreendedor entenda que a importância desse negócio vai muito além de um mero filão de vendas. Quando lidamos com saúde e segurança no trabalho, lidamos com a vida de pessoas, reputação de empregadores e até mesmo com a viabilidade de um ramo da indústria.

Muito mais que produtos, EPIs são a garantia de integridade física de trabalhadores. Aqui, estabelecer uma missão da empresa e zelar por valores que respeitem o cliente é mais que um simples posicionamento de marca, é uma escolha vital que deve ser cumprida à risca.

Entenda o mercado

É necessário que o empreendedor identifique se esse nicho realmente é uma boa oportunidade de negócio, evitando assim uma possível saturação ou concorrência desvantajosa. É certo que o uso de Equipamentos de Proteção Individual é uma necessidade cada vez maior, mas onde você mora existe uma demanda que justifique o investimento?

Neste ponto, ter noções básicas de administração é um diferencial. Seus principais concorrentes serão outras lojas de EPIs e até mesmo lojas de materiais de construção, que também podem ser importantes aliadas, por isso você precisa saber ler bem o mercado a sua volta.

Entenda a legislação trabalhista

Passada essa etapa, é fundamental ter ciência das legislações trabalhistas e as normas de segurança no trabalho, e passar esse conhecimento para a equipe, que tem que estar por dentro dos mandamentos da ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. Isso tem peso tanto no que é comercializado quanto no atendimento ao cliente.

Conheça os produtos que você venderá

Você sabe a importância do Capuz de Segurança tipo Balaclava também conhecido como Capuz Balaclava, por exemplo?

A verdade é que, embora seja a parte mais interessada em sua própria saúde, muitas vezes o comprador tem noções rasas do que deve usar na área em que trabalha. Se o operário tiver uma dúvida a respeito de um equipamento, com quem será que ele vai comprar? Com o vendedor que não faz ideia do que tem em mãos ou com aquele que explica bem como se usa aquele instrumento?

Saiba escolher onde vender

O ponto de vendas deve ser muito bem escolhido. Qual o melhor local para abrir sua loja? Pode ser em um bairro ou rua da cidade em que haja outros negócios do mesmo segmento, pois é o primeiro lugar que o público explora para pesquisar preços. Pode ser próximo ao distrito industrial do município, onde estão as fábricas, cujos operários são os principais usuários de sua mercadoria.

Ou mesmo uma rua ou avenida que tenha um grande fluxo de pessoas, onde sua marca vai estar em evidência e chamar atenção. Procure entender bem como o consumidor se comporta, pois essa decisão fará toda diferença.

Escolha os melhores EPIs

Com tudo isso resolvido, é hora de pensar no ponto principal do negócio, a mercadoria. Enfatizar nunca é demais: esta não é só mais uma área do comércio, é um setor que lida diretamente com integridade física de trabalhadores. Então falar em produtos de qualidade, aqui, é muito mais que um jargão de respeito aos clientes, mas uma escolha que tem impacto em suas vidas.

Absolutamente tudo que é comercializado deve atender às certificações e normas de segurança. Tanto proprietário quanto equipe devem ter boa noção do que é vendido na loja. Neste ramo, a escolha de bons fornecedores não é apenas logística, mas uma relação de confiança que envolve as três partes, quem produz e distribui, quem vende e quem compra.

Fique atento à burocracia

Claro que, para além deste guia, há toda a parte burocrática que o empreendedor deve conhecer para abrir sua empresa. Mas se isso é algo comum em todas as áreas do mercado, as semelhanças param por aqui. As lojas de EPIs são cada vez mais necessárias e, portanto, rentáveis, mas têm uma série de critérios que devem ser observados. Equipamentos de proteção individual são instrumentos que guardam a vida de quem os usa e devem ser compreendidos como tal. O investimento vale a pena, atende uma área que só cresce. Então, se informe bem a respeito para montar o seu negócio.

E se você está pensando em entrar realmente para o setor, que tal revender produtos da SUPREMA EPIs para Alta Temperatura? Ou, se tiver mais dúvidas sobre o assunto, deixe um comentário aqui que teremos o maior prazer em te atender!

Abraços,
Pedro Bezerra

Fique por dentro de todas as novidades sobre SST. Assine nossa newsletter!
Sobre o autor: Suprema Luvashttps://supremaluvas.com.br/ Há mais de 19 anos no mercado a SUPREMA se destacou na fabricação de Luvas e Vestimentas para diversos segmentos, como construção civil, metalúrgicas, siderúrgicas entre outros.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!