Buscar por:

Trava-Quedas: O que é e para que serve?

23/07/2018 - EPI - por Hércules

A realização do Trabalho em Altura exige atenção especial com os EPIs que serão usados. De acordo com a  NR 6, é dever da empresa fornecer o material adequado para que os profissionais possam realizar suas atividades. E é obrigação do funcionário utilizar corretamente e conservar os EPIs para Trabalho em Altura. Um item importante e bastante necessário é o Trava-Quedas.

Trava-Quedas é um dispositivo mecânico de travamento que deve fazer a ligação entre o cinto de segurança e o ponto de ancoragem que servirá para evitar que o trabalhador sofra uma queda durante o trabalho.

Este equipamento para Trabalho em Altura, quando fornecido é de uso obrigatório para atividades em que o trabalhador ficará a pelo menos dois metros de altura do solo, correndo risco de sofrer uma queda. Atividades que precisem da utilização de andaimes e escadas, limpeza e pintura externa de prédios, manutenção de torres de sinal e telhados e tarefas em geral que exijam a suspensão do trabalhador.

Diferença entre Trava-Quedas e Talabarte de Segurança

Apesar de parecer que os dois EPIs para Trabalho em Altura são responsáveis pela mesma função, eles devem ser utilizados separadamente, pois exercem papéis diferentes na hora de proteger o trabalhador. Explicaremos neste post a diferença entre os dois equipamentos.

Trava-Quedas: sua função de impedir a queda do trabalhador, travando o cinto de segurança e o profissional para que não se choquem com o solo. Ele pode ser composto de fitas sintéticas, cordas ou cabos, dotado de sistema de frenagem, molas e itens que funcionam sem a interferência do trabalhador. Além disso, o Trava-Quedas também é utilizado com a linha de vida.

Talabarte de Segurança: sua função é permitir que o trabalhador se desloque de forma segura de um lado para o outro durante a realização de suas tarefas. É composto de fibras sintéticas, fitas ou cordas e ganchos em aço. Seu funcionamento depende de ação do trabalhador. O talabarte de segurança não é utilizado com a linha de vida.

Tipos de Trava-Quedas

Trava-Quedas pode ser deslizante, sendo acoplado à uma linha de vida colocada em posição vertical e faz os movimentos de deslocamento em uma linha de ancoragem que pode ser rígida ou flexível. A linha de ancoragem rígida é composta por um trilho ou cabo de aço. Já a linha de ancoragem flexível pode ser composta de corda de material sintético ou de cabo de aço.

Quando usar o Trava-Quedas Deslizante:

  • Trabalho em fachada de prédios.
  • Andaimes suspensos.
  • Cadeiras suspensas.
  • Escada tipo marinheiro.
  • Qualquer acesso que se utilize escada e exceda a altura maxima permitida sem EPI’s de proteção contra quedas (2m)

Trava-Quedas também pode ser portátil retrátil. Neste caso, ele pode ser composto por um cabo de aço ou fita enrolada, que retrai ou estende por meio de uma mola, dependendo da locomoção vertical do trabalhador. Quando acontece um impacto, o sistema trava automaticamente e impede a movimentação.

Quando usar o Trava-Quedas Retrátil

  • Trabalho com movimentação vertical ou horizontal.
  • Atividade com auxílio de troles.
  • Carga e descarga de caminhão.

Segurança nas alturas

Trava-Quedas é um EPI essencial para Trabalho em Altura e deve ser utilizado sempre que for necessário. É importante conhecer as diferenças entre o deslizante e o retrátil para entender quando cada um deve ser utilizado. Além disso, deve-se buscar Equipamentos de Proteção que tenham o CA válido para garantir a aquisição de um material de qualidade, e realizar manutenção periódica do Trava-Quedas.

Esperamos que este conteúdo seja esclarecedor e que possa auxiliar você na hora de decidir sobre algum assunto a respeito de Trava-Quedas ou Trabalho em Altura.

Agora queremos saber, você tem mais alguma dúvida a respeito? Gostou das informações? Deixa seu comentário aí embaixo e vamos continuar essa conversa.

Até breve!
Equipe Hércules

Fonte: https://www.hercules.com.br/trava-quedas-o-que-e-para-que-serve/

Gostou deste artigo? Caso queira receber mais informações relacionada a este assunto, deixe seu contato nos campos abaixo:
Sobre o autor: Hérculeshttps://www.hercules.com.br A Hércules, empresa tradicional no mercado de fabricação de equipamentos de proteção ao trabalho, se preocupa com todas as etapas da cadeia de suprimentos, desde a escolha da matéria-prima ao transporte para a sua empresa. Garantimos inovação, qualidade e segurança sempre.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!