Buscar por:

SST: O que é e como realizar uma gestão eficiente

19/07/2018 - Segurança do Trabalho - por Zanel

Vivemos em uma sociedade que passa cada vez mais tempo no ambiente de trabalho, o que torna essencial que as empresas proporcionem ambientes seguros e que ofereçam qualidade e bem estar para que o profissional possa passar o seu dia com a sensação de segurança e realizar suas atividades de forma tranquila. Para que a segurança seja tratada como prioridade, é importante que a empresa realize uma Gestão Eficiente da Saúde e Segurança do Trabalho.

Quanto antes as empresas entenderem a importância de todas as ferramentas existentes para a gestão de Saúde e Segurança do Trabalho, mais economia será possível fazer e melhor será a reputação criada entre funcionários, colaboradores, fornecedores e clientes. A sensação de segurança é importante e deve ser valorizada no ambiente de trabalho.

Para que a gestão de SST seja eficiente e gere resultados impactantes e palpáveis, é preciso que haja um trabalho conjunto dentro da empresa entre as diferentes áreas envolvidas no departamento de segurança. Isso inclui o Técnico de Segurança do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Enfermeiro do Trabalho.

Além deles, é importante que seja criada a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), que deve fazer parte e trabalhar em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). A criação dessa força-tarefa será importante para a correta gestão da SST dentro da empresa.

 

Benefícios da SST

A implantação de uma gestão eficiente de Saúde e Segurança do Trabalho traz benefícios nas mais variadas esferas da empresa. Ela melhora a vida dos empregadores e empregados e aumenta a sensação de segurança dentro do ambiente de trabalho. Ter um sistema integrado que mostra detalhadamente quais ações foram tomadas e que resultados foram gerados a partir dessas ações torna o processo de segurança mais eficiente e eficaz.

 

1) Empresa devidamente estruturada

Quando a gestão de SST é feita de forma correta, o departamento responsável pela segurança garante que a empresa estará estruturada e bem equipada para que seus profissionais possam realizar suas atividades de forma segura e amparada. É uma forma de certificar que os riscos de acidentes foram minimizados após uma análise detalhada dos locais de trabalho e demais ambientes da empresa.

A gestão eficiente de SST irá fiscalizar corretamente a ergonomia das ferramentas de trabalho, as saídas de emergência necessárias, os EPIs obrigatórios, como Aventais de Raspa, Luvas de Raspa, Luvas de Vaquetas e se os profissionais da empresa estão devidamente treinados para situações de emergência.

 

2) Cumprimento da legislação

A gestão eficiente e correta de SST garante que a empresa está de acordo com a legislação local e atende todos os requisitos para que suas atividades sejam realizados de forma correta e segura. As normas regulamentadoras estabelecem parâmetros que precisam ser seguidos, tanto pelos empregadores quanto pelos empregados, e a NR-28 estabelece penalizações para empresas que descumprem a legislação.

O cumprimento da legislação vigente ampara o empregador, pois ele fornece toda a estrutura que seus profissionais precisam para trabalhar, criando ambientes seguros e preparados. E também ampara o trabalhador, pois garante que ele terá os EPIs necessários para realizar as suas atividades e estará em um local devidamente preparado para o trabalho.

 

3) Empresa responsável

Uma empresa que se preocupa com o seu profissional e também com colaboradores, fornecedores e clientes cria um ambiente propício para a execução das atividades. Ao implantar uma gestão eficiente de SST, a empresa cria uma reputação positiva e transmite segurança e valorização de pontos importantes, como a segurança e bem estar de todos que se relacionam com ela.

 

Segurança em primeiro lugar

Um dos maiores benefícios para uma empresa que realiza a gestão eficiente e responsável de SST é a redução do absenteísmo durante o ano, pois ela reduz as chances de acidentes de trabalho e melhora o ambiente em que o profissional atua. Todos esses cuidados melhoram a qualidade de vida e saúde física do trabalhador, diminuindo o número de faltas por doença e afastamento temporário por acidentes.

Você acha a gestão eficiente de SST importante? Acha que faltou alguma informação nesse blog post que precisa ser adicionada? Compartilha com a gente a sua opinião. Queremos construir um Mercado de EPIs cada vez mais seguro e bem informado e gostaríamos que você viesse conosco.

Até breve!
Fernando Zaneli

Fonte: https://zanel.com.br/sst-o-que-e-e-como-realizar-uma-gestao-eficiente/

 

Gostou deste artigo? Caso queira receber mais informações relacionada a este assunto, deixe seu contato nos campos abaixo:
Sobre o autor: Zanelhttps://zanel.com.br Fernando Zanelli | Zanel EPIs de Raspa e Vaqueta | Principiamos nossas atividades em 1998 no disputado mercado de EPIs de Raspa e Vaqueta. Com muito dinamismo, focamos nossos esforços para atender com eficiência e rapidez os mercados Distribuidor e Industrial em todo o território nacional. Prestamos serviços de qualidade superior, por isto, nossos produtos são encontrados em mais de 5.000 pontos de venda em todo território nacional.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!