Buscar por:

Conheça os 4 maiores acidentes de trabalho da história!

19/02/2018 - Segurança do Trabalho - por Volk do Brasil

Hoje em dia, há uma grande preocupação em relação à segurança nas empresas e aos impactos gerados pela atividade industrial ou empresarial, visando evitar os acidentes de trabalho ao máximo.

Apesar de todos os cuidados, volta e meia somos surpreendidos com notícias de uma grande tragédia causada pela negligência humana, com consequências terríveis. Neste post, você vai conhecer alguns dos acidentes de trabalho que mais repercutiram no mundo. Confira!

1. Explosão da plataforma P-36, no Brasil

A plataforma operada pela Petrobrás, no Rio de Janeiro, considerada uma das maiores do mundo, não resistiu às duas explosões em sua estrutura de sustentação e afundou no mar da Bacia de Campos, em 2001. O acidente causou a morte de 11 funcionários, que tentaram fechar os dutos para evitar o vazamento de óleo no mar.

Por que aconteceu?

De acordo com a investigação da ANP (Agência Nacional de Petróleo e Gás Natural), as explosões na plataforma ocorreram devido a “não conformidade quanto aos procedimentos operacionais de manutenção e de projeto”, mas nunca houve um laudo conclusivo.

2. Catástrofe de Chernobyl, na Ucrânia

Quem nunca ouviu falar do acidente em Chernobyl? A explosão na usina soviética, em 1986, trouxe resultados catastróficos, sendo considerado o maior acidente nuclear da história. Os efeitos do desastre se estenderam a outros países da Europa e são sentidos até hoje.

Por que aconteceu?

Embora as causas da explosão nunca tenham sido oficialmente esclarecidas, sabe-se que o engenheiro chefe da usina estava coordenando uma série de testes nos reatores que iam contra os parâmetros de segurança dispostos no manual de operação.

Esses testes culminaram com a explosão de um dos reatores, seguida de um incêndio que lançou uma nuvem de gases radioativos pela antiga União Soviética e grande parte da Europa Ocidental.

3. Tragédia em Seveso, na Itália

Em 1976, a cidade de Seveso, na Itália, foi palco de um dos maiores acidentes de trabalho do mundo: o rompimento de dois tanques de pesticidas e fungicidas da fábrica da ICMESA — uma grande companhia do ramo. A tragédia ocasionou o lançamento de uma grande quantidade de substâncias tóxicas no Lago de Como, um dos maiores do país.

Estima-se que o vazamento levou cerca de 10 mil animais à morte, além de ter deixado sequelas na população devido à ingestão de substâncias nocivas à saúde, já que as toxinas entraram na cadeia alimentar.

Por que aconteceu?

O desastre de Seveso ocorreu devido a regulamentos industriais de segurança falhos. Ao menos, as consequências dessa tragédia serviram para algo positivo: a publicação de normas de segurança mais rígidas para fábricas com alto risco de contaminação ambiental — a Diretiva de Seveso.

4. Devastação em Bhopal, na Índia

Chegamos ao acidente considerado o maior desastre industrial do mundo, ocorrido na cidade de Bhopal, na Índia. Em 1984, 40 toneladas de gases tóxicos mataram mais de 20 mil pessoas e outras 50 mil ficaram inválidas após um vazamento na fábrica de pesticidas da empresa Union Carbide.

Além das mortes, estima-se que cerca de 150 mil pessoas tiveram sequelas devido à exposição aos gases.

Por que aconteceu?

A principal responsável pelo desastre foi a própria Union Carbide, acusada de ter negligenciado medidas de segurança fundamentais. Segundo dados do Greenpeace, o lixo tóxico continua a contaminar o solo até hoje e a empresa, hoje administrada pela Dow Química, não foi responsabilizada por isso.

Observando esses casos, não resta dúvida de que seguir procedimentos de segurança é fundamental para evitar acidentes de trabalho, que podem colocar em risco a vida humana e animal, além de interferir no equilíbrio ecológico de forma geral.

É exatamente por isso que criar medidas de prevenção e controle de riscos ambientais é fundamental para qualquer empresa. Quer saber mais?

Fonte: http://blog.volkdobrasil.com.br/noticias/conheca-os-4-maiores-acidentes-de-trabalho-da-historia!

Gostou deste artigo? Caso queira receber mais informações relacionada a este assunto, deixe seu contato nos campos abaixo:
Sobre o autor: Volk do Brasilhttp://volkdobrasil.com.br Fundada há mais de 50 anos, o grupo de companhias Volk produz, comercializa e distribui equipamentos de proteção individual (EPI), com um foco estratégico na proteção das mãos e produtos para segurança e proteção alimentar.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!