Buscar por:

5 motivos para você fazer o seu Mapa de Risco agora

19/02/2018 - Engenharia de Seg. do Trabalho - por Falando de Proteção DuPont®

Segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho), acontecem cerca de 700 mil casos de acidente no Brasil, por isso, medidas como o Mapa de Risco são cada vez mais indispensáveis em empresas que concentram um grande número de colaboradores. Além de inspeções regulares e o posicionamento da CIPA, o Mapa de Risco é fundamental para implementar a cultura da segurança na empresa e, se você ainda não fez o da sua empresa, nós te damos cinco motivos para começar a fazê-lo agora.

Mulher fazendo inspeções

1. PARA PROMOVER A CONSCIENTIZAÇÃO DOS COLABORADORES

O Mapa de Risco é uma medida extremamente importante, mas ele só é efetivo, de fato, se tiver a colaboração de todos os funcionários. Após a confecção do mapa, feita por técnicos, médicos e especialistas do setor, ele deve ser exposto em um lugar com fácil visualização pra, assim, os demais colaboradores possam visualizar os potenciais riscos e, também, aponta-los.

2. PARA CONHECER OS PROCESSOS INTERNOS DA EMPRESA

Quando você faz o Mapa de Risco, precisa entender mais sobre todos os locais analisados, o que faz com que você conheça todos os processos e trabalhos da empresa. Dessa forma, você não só consegue identificar dados a serem incluídos no mapa, como também aumenta sua percepção sobre a empresa de uma forma geral.

3. PARA ENXERGAR OS GRUPOS DE RISCO MAIS FACILMENTE

Um dos principais pontos do Mapa de Risco é a visualização macro dos grupos de riscos que são sempre discutidos. Com a exposição do mapa, você consegue visualizar o que é risco físico, químico, biológico, ergonômico e que oferece possibilidade de acidente de uma forma simples e direta.

Mapa de Risco sendo feito

4. PARA ESTAR DE ACORDO COM AS NORMAS REGULAMENTADORAS

Não ter o Mapa de Risco da sua empresa pode desencadear uma multa – e ela pode chegar a R$ 3.500, dependendo da quantidade de funcionários da sua empresa. Isso pode ser confirmado na NR 1.7 Letra A.

5. PARA REDUZIR OS ACIDENTES NO LOCAL DE TRABALHO

É claro que o principal intuito de se fazer um Mapa de Risco é identificar locais de possíveis acidentes e reduzi-los, por isso é sempre importante fazê-lo com cuidado e precisão, afinal, ele será uma importante ferramenta para visualização de melhorias na empresa e de integração entre colaboradores.

Fonte: http://falandodeprotecao.com.br/5-motivos-para-voce-fazer-o-seu-mapa-de-risco-agora/

Gostou deste artigo? Caso queira receber mais informações relacionada a este assunto, deixe seu contato nos campos abaixo:
Sobre o autor: Falando de Proteção DuPont®http://falandodeprotecao.com.br O Canal de Informação e Comunicação entre os Profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho e a DuPont®, levando até você, conteúdo técnico de qualidade elaborado pelo nosso corpo técnico, altamente qualificado.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!