Buscar por:

Simpósio NR 35 nos dias 27 e 28 Novembro 2017 – Poços de Caldas MG

24/11/2017 - Educação - por Thiago Avelino

Com o propósito de promover discussões, troca de conhecimento, buscar soluções e sobretudo fomentar soluções para melhorar a implementação da NR 35 e seu impacto na indústria, será realizado nos dias 27 e 28 de Novembro em Poços de Caldas MG, o Simpósio:

“Sistemas de ancoragem atendendo o Anexo II da NR 35 com base na ABNT NBR 16325-2 , incluindo ensaios reais de queda”.

Organizado pelo gabaritado profissional Marcos Amazonas, um dos maiores especialistas em Proteção contra quedas do País, o simpósio vai contar também com a participação de:

  • Gianfranco Pampalon: Auditor-Fiscal do Trabalho na Superintendência Regional do Trabalho/ SP. Engenheiro civil e de segurança do trabalho e membro da CNTT NR 35
  • Aguinaldo Bizzo de Almeida: Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho, consultor, membro da CNTT NR 35
  • Wilson Roberto Simon: Engenheiro Mecânico e de Segurança do trabalho, Diretor Proprietário da WRX Tecnologia, Membro do CB 32 - Comitê Brasileiro responsável pela elaboração das normas de equipamentos de proteção contra queda Consultor para Trabalhos em Altura
  • Miguel Branchtein: Engenheiro Civil e de Segurança, especialista em Física, auditor fiscal do trabalho aposentado, membro da CNTT/NR35, participante em comitês de estudo de várias normas técnicas da ABNT.
  • Gustavo Mendes: Mestre em Engenharia Mecânica com enfâse em Bioengenharia- Materiais e processos pelo Centro universitário da FEI; Formado em Engenharia Mecânica pelo Centro universitário da FEI; Técnico de Segurança do Trabalho pelo Senac. 20 anos de experiência no segmento de trabalho em altura. Proprietário da Carnevali Engenharia. Coordenador do Comitê técnico de estudos normativos CTEN - Trabalho em altura. Membro do CB 32 - Comitê Brasileiro responsável pela elaboração das normas de equipamentos de proteção contra queda.
  • Irivan Burda: Engenheiro mecânico, montanhista, sócio gerente da Bonier Equipamentos de Segurança, fundada em 1991 e que atua no mercado de dispositivos de ancoragem. Membro do CB 32 - Comitê Brasileiro responsável pela elaboração das normas de equipamentos de proteção contra queda.

Embora o Brasil seja um dos Países com a Legislação Trabalhista mais avançada do planeta, ainda estamos atravessando um longo processo de evolução que passa principalmente pelo lento andamento na implementação de soluções quando se tratam de atividades críticas como Espaços Confinados, Instalações Elétricas e Atividades em Altura.

Propósito

Participar deste evento e fazer sua cobertura tem um grande significado, pois um dos pilares que fundamenta a existência do portal consultaca.com, é buscar e levar informação de cunho técnico e relevante para os milhares de profissionais que transitam pelas nossas redes. Promovendo a conexão entre formadores de opinião e os que buscam melhoria para os colaboradores da sua empresa.

O que esperamos?

Que este simpósio traga discussões que levem a reflexões e sobretudo, possa permitir que profissionais que dele participarão, pensem com pontos de vista diferentes, e possam se munir de informações para importantes tomadas de decisões em suas organizações e se inspirem para que também venham a ser multiplicadores e co-responsáveis por projetos que provoquem impacto significativo na redução de ocorrências relativas a atividades em Altura.

Resultados

A cobertura deste evento nos permitirá ouvir e entender o ponto de vista de autoridades e alguns dos profissionais mais gabaritados do País em Proteção Contra Quedas a cerca deste tema.

Vamos elaborar material em conjunto com alguns deles e disponibilizá-lo ao público de interesse de maneira que mesmo para os que não estarão presentes, possam ter acesso a informações muito ricas e valiosas.

Futuro

A equipe do Portal ConsultaCA.com monitora a esfera de SST de maneira a identificar necessidades, lacunas e criar soluções tecnológicas que possam melhorar a experiência do trabalhador com sua atmosfera de trabalho.

Vislumbramos transformar simpósios como este, em grandes eventos que mesmo a distância, possam chegar ao conhecimento de milhares de profissionais por meio do alcance e relevância das nossas ferramentas.

Expectativa de alguns Palestrantes:

Marcos Amazonas

“Em um País com dimensões continentais onde milhares de trabalhadores estão diariamente expostos a riscos iminentes e, onde embora muitos avanços tenham sido registrados nos últimos anos, ainda se esbarra em dificuldades como o “Custo Brasil” que torna o processo desde aquisição de EPI’s de alta performance até implementação de sistemas de ancoragem por exemplo, muito caros e morosos.

Temos notado um importante movimento do mercado e um dos propósitos deste simpósio é discutir  soluções que viabilizem que produtos, projetos e sistemas, possam ser acessíveis aos mais diversos tipos de empresas, oferecendo assim, melhores condições e trabalho e reduzindo riscos” 

Gustavo Mendes

"As minhas expectativas quanto ao evento são as melhores possíveis. Vejo esta oportunidade de trazer informações de ponta para o nossos cliente como algo de suma importância, pois temos presenciado grandes empresas investindo em soluções que simplesmente não atendem a sua necessidade e a causa principal disso é a falta de conhecimento no assunto de quem seleciona ou toma a decisão.

Não é o objetivo principal especializar o cliente em todos os pormenores e detalhes técnicos, pois precisaria de muito mais que dois dias de evento, mas sim passar os conceitos necessário para que possa avaliar e selecionar os profissionais e soluções que melhor lhe atendam e dentro deste conceito o evento foi muito bem construído quanto aos palestrantes e assuntos."

Irivan Burda

“Espero que o evento venha a fechar uma lacuna que existe entre as necessidades dos clientes para especificar e comparar soluçoes para segurança em altura e toda a gama de produtos existentes hoje no mercado. Um cliente mais informado das reais necessidades de performance dos equipamentos tem mais instrumentos para comparação entre produtos e pode decidir não só pelo quesito de preço mas também avaliando desempenho, custos de instalação e manutenção para cada necessidade.

Acho também extremamente esclarecedor a realização dos ensaios pois além de receber algum fundamento teórico os participantes poderão presenciar uma queda real e suas consequências em termos de forças e solicitações nas ancoragens e estruturas. Tenho certeza que o evento será um divisor de águas para fabricantes e clientes de equipamentos de segurança para trabalho em altura.”

Miguel Branchtein

“Estou com grande expectativa quanto a este simpósio e muito feliz em poder participar.Em primeiro lugar, por tratar da promoção do trabalho em altura seguro. Apesar dos avanços havidos, a queda com diferença de nível ainda é uma das categoria com maior número de acidentes fatais e graves, sendo que na construção civil é a principal, e, nas demais atividades, é a segunda, ficando atrás apenas de acidentes por exposição a forças mecânicas. Avançar nesse campo significa a oportunidade de salvar vidas.

Em segundo lugar, tendo havido diversos bons eventos de divulgação, este se diferencia por ter um caráter essencialmente técnico, a exemplo de alguns outros que ocorrem a nível mundial. A despeito dos grandes avanços ocorridos nos últimos tempos,  ainda há um longo caminho a percorrer, na busca das soluções mais efetivas. Para isso, esse evento é fundamental. Oportunizará o intercâmbio de idéias entre profissionais envolvidos no acúmulo de conhecimento na área. Os próprios temas selecionados e a possibilidade de observar presencialmente os ensaios de linha de vida em um dos poucos locais preparados para isso no Brasil, são uma oportunidade excelente para buscar as respostas necessárias à construção de um ambiente de trabalho mais seguro, feliz e produtivo.”

Fotos:

 

Apoio Institucional:

Patrocício:

Cobertura:

O Simpósio NR 35 - 2017 contará com a cobertura do portal ConsultaCA.com que irá elaborar material sobre o evento e disponibilizá-lo ao público de interesse.

Sobre o autor: Thiago Avelino CEO da SafetyTec e Co-fundador do Portal ConsultaCA, SafetyEAD e BuscaEPI, Profissional Segurança do Trabalho com 11 anos de experiência, iniciou sua carreira profissional prestando serviços para empresas de Engenharia em projetos de construção de grande porte como em Refinarias de Petróleo, Papel e Celulose e Metalurgia. Envolvido com atividades de preservação da integridade física e a vida dos trabalhadores e sobretudo de gestão de Saúde e Seg. do Trabalho.Também atuou como Auditor Bureau Veritas e Lecionou no Senai PR.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!