Buscar por:

Calçado de segurança em cozinhas industriais: tudo que você precisa saber

26/10/2017 - EPI - por Bracol

O trabalho em uma cozinha industrial é bem dinâmico: chefs, nutricionistas e suas equipes dedicam horas de seu dia para que refeições saborosas cheguem às mesas de restaurantes, empresas, hotéis e tantos outros locais. E em meio a esse fluxo intenso de atividades, esse espaço exige alguns cuidados para garantir a segurança dos profissionais que estão por ali expostos a altas temperaturas, materiais perfurantes, chão escorregadio, e outros riscos - a boa notícia é que, apesar de comuns, esses perigos podem e devem ser evitados.

Uma das formas de prevenção é utilizar um calçado de segurança que ofereça proteção, conforto e agilidade para quem o utiliza. Mas você sabe como avaliar um calçado ocupacional para que ele atenda esses requisitos?

Confira abaixo os itens que merecem a sua atenção antes de escolher o calçado e como a linha Flip da marca Bracol atende todos eles!

Conforto

Circular horas pela cozinha pode cansar muito os pés. Portanto, antes de escolher o calçado, avalie seu sistema de amortecimento tanto na parte dianteira quanto na de trás.

Na linha Flip utilizamos a tecnologia Absorber Shock, criada a partir de duas bolsas de ar (dianteira e traseira) para dar mais conforto ao usuário e gerar um amortecimento na área da planta do pé e do calcanhar, ideal para trabalhadores que ficam muito tempo em pé durante sua jornada.

Cabedal

Imagine um calçado que se adapta ao pé e dá a sensação de extensão do corpo. É assim que deve ser o sapato para o ambiente da cozinha, apresentando flexibilidade e permitindo que o profissional transite com facilidade e conforto.

Para garantir essa flexibilidade com a aderência necessária, a linha Flip foi confeccionada com TPR-EXP, um material composto de termoplásticos expandido, que dá flexibilidade, impermeabilidade e faz com que o produto se acomode ao pé como uma meia.

Firmeza

O contato com gordura, óleo ou sabão pode deixar o chão da cozinha bem escorregadio. A linha incorpora o conceito da proteção 360 graus, com solado confeccionado em Grip Rubber Flex in

Natura e sistema de micro ranhuras transversais que permite proteção contra derrapagens em todas as direções.

Palmilha removível

A higiene também é um item muito importante, ainda mais em um local em que são usados condimentos, óleo, molhos... Na linha Flip a palmilha é removível e lavável, contando com agente bactericida e fungicida, proporcionando uma melhor absorção de impacto e suor aos pés do usuário.

Atendendo as normas

Analise se o calçado atende as normas de Segurança, que são as que garantem que eles estão aptos para sua função de proteger os pés dos colaboradores. Os calçados da linha Flip atendem a norma regulamentadora que estabelece diretrizes básicas para implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores das cozinhas industriais.

Fique por dentro de todas as novidades sobre SST. Assine nossa newsletter!
Sobre o autor: Bracolhttp://www.bracolonline.com.br Sinônimo de liderança, tradição e confiabilidade em Equipamentos de Proteção Individual, a Bracol, marca que compõe o portfólio da BSB – Brazil Safety Brands, é uma das mais importantes marcas do setor de Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!