A soldagem é o método mais utilizado para unir metais e polímeros atualmente. Quando soldadas, duas partes de metais semelhantes são fundidas. Uma vez concluída, a junta soldada é tão forte ou mais resistente que as peças das quais a junta é formada. A soldagem ocorre numa faixa de temperatura entre 800o C a 2600o C. Os riscos da soldagem incluem impacto, poeira, fumaça, calor intenso e radiação.
O uso correto de equipamento de proteção individual certificado e adequado irá protegê-lo de todos estes riscos!
Riscos para a saúde - agentes químicos:
Geralmente os fumos e gases de soldagem vêm do material base; produtos para revestimentos do metal, assim como do eletrodo; gases de proteção; reações químicas devidas ao alto calor; processo de soldagem e consumíveis; e contaminantes no ar, como vapores de produtos de limpeza e desengordurantes. A exposição ao fumo da soldagem no local de trabalho é um sério risco ocupacional e pode causar inúmeros problemas de saúde. Os fatores de maior risco incluem ozônio, cromo particularmente em seu estado hexavalente (Cr 6+), níquel (potenciais carcinógenos), cádmio e chumbo. O cádmio em fumos de soldagem pode ser fatal em pouco tempo.
Perigos para a saúde - agentes físicos:
Arco elétrico e soldagem a laser emitem ultravioleta (UV), luz visível e infravermelho (IR). A soldagem a gás e o corte a gás emitem luz visível e radiação IR. O efeito potencial da radiação no corpo depende do tipo e intensidade da radiação, da distância que você está dela e da duração da exposição.
Radiação ultravioleta:
A radiação ultravioleta (UV) é gerada pelo arco elétrico no processo de soldagem. A exposição da pele aos raios UV pode resultar em queimaduras graves, em muitos casos sem aviso prévio. A radiação UV também pode danificar a lente do olho. Muitos soldadores a arco estão cientes da condição conhecida como "olho-arco", uma sensação de areia nos olhos.
Radiação infravermelha :
A exposição à radiação infravermelha (IR), produzida pelo arco elétrico e outros equipamentos de corte à chamas, pode aquecer a superfície da pele e os tecidos imediatamente abaixo da superfície. Exceto por esse efeito, que pode progredir para queimaduras térmicas em algumas situações, a radiação infravermelha não é perigosa para os soldadores. A maioria dos soldadores se protege do IR (e UV) com uma máscara de soldador (ou óculos) e roupas de proteção.
Luz visível intensa:
A exposição do olho humano à luz visível intensa pode produzir adaptação, reflexo pupilar e sombreamento dos olhos. Essas ações são mecanismos de proteção para evitar que a luz excessiva seja focada na retina. No processo de soldagem a arco, a exposição ocular à luz visível intensa é evitada na maior parte pela máscara de soldador. No entanto, alguns indivíduos sofrem danos na retina devido à "visualização" descuidada ao arco. Em nenhum momento o arco deve ser visualizado sem uma proteção ocular adequada.
Garanta a segurança e o bem-estar dos seus colaboradores! Clique aqui e garanta a segurança contra os riscos da soldagem com Equipamentos de Proteção Individual certificados. Valorize quem impulsiona o sucesso da sua empresa – opte por EPIs de alta qualidade e mantenha um ambiente de trabalho seguro e protegido!