Buscar por:

Otimize sua gestão de EPIs e Reduza Custos Trabalhistas com Plataformas de Tecnologia.

22/05/2023 - Segurança do Trabalho - por Thiago Avelino

A gestão de equipamentos de proteção individual (EPIs) é um aspecto fundamental para garantir a segurança dos colaboradores em ambientes de trabalho. A adoção de tecnologias é indispensável para reduzir a necessidade de intervenção humana e minimizar as possibilidades de erros na gestão de EPIs, possibilitando que os gestores se dediquem a atividades mais estratégicas.   

A automação da gestão de EPIs também pode contribuir para a redução de custos relacionados a passivos trabalhistas. Isso ocorre por meio de diversos mecanismos proporcionados pelos sistemas de gestão que visam garantir o cumprimento da legislação e das normas regulamentadoras.

Confira a seguir os 7 principais desafios da gestão de EPIs e como a tecnologia pode solucionar cada um deles:

1. Registro e controle de fichas de EPI

Desafio: A entrega de EPIs por meio de fichas de papel apresenta um dos principais desafios na gestão: a dificuldade de manter a organização e o controle eficientes. Fichas de papel podem ser rasuradas, perdidas ou mal administradas. Isso aumenta consideravelmente o risco de descumprir os prazos de substituição dos equipamentos, o que pode acarretar em processos trabalhistas.

Solução: Adotar a utilização de fichas de EPI digitais e garantir que os documentos sejam assinados corretamente, seja por assinatura digitalizada ou por biometria, além de estarem seguros e disponíveis a qualquer momento. Com todas as informações centralizadas em um único lugar, você terá praticidade e otimização de tempo na rotina de trabalho.

2. Preenchimento da tabela S-2240 do e-Social

Desafio: O objetivo desse evento é permitir o registro das condições ambientais de trabalho pelo declarante, fornecendo informações sobre as condições de prestação de serviços pelo trabalhador. Além disso, é utilizado para reportar a exposição aos fatores de risco e o desempenho das atividades.

Este registro é fundamental para manter a conformidade com as obrigações legais da empresa, mitigar dificuldades na gestão de riscos ocupacionais e reduzir custos com passivos trabalhistas.

Solução: Com um software que apoie a gestão de EPIs, você poderá enviar e controlar os registros de EPI para o evento S-2240 com facilidade, garantindo o cumprimento dessa exigência.

 

3. Controle das trocas de EPI dos colaboradores

Desafio: Garantir a entrega e substituição dos EPIs aos colaboradores no momento certo é primordial para reduzir a probabilidade de um trabalhador executar uma atividade sem a proteção devida e evitar desperdícios com compras inadequadas.  Quando essa garantia não está assegurada, sua empresa pode sofrer penalidades administrativas e ter que responder judicialmente caso um de seus funcionários solicite compensação por ter a sua saúde comprometida pelo fornecimento inadequado dos EPIs 

Solução: Com uma plataforma de gestão de EPIs completa, os gestores podem ter acesso a relatórios personalizados de consumo e movimentação dos equipamentos. Com um sistema inteligente, tanto gestores quanto colaboradores receberão alertas de trocas de EPI necessárias para garantir a segurança dos funcionários e o cumprimento da NR 06.

4. Gerenciamento dos CAs dos EPIs

Desafio: O Certificado de Aprovação (CA) é um documento emitido pelo órgão de segurança e saúde do trabalhador para avaliar e manter o padrão de qualidade dos equipamentos de proteção. Seguindo as diretrizes da NR-06, é obrigatório que todos os EPIs sejam utilizados somente quando possuírem a marcação do CA.

Solução: Com o suporte de uma plataforma de gestão de EPIs, é possível controlar os certificados de aprovação a partir de informações disponibilizadas diretamente pelo Ministério do Trabalho. Com a possibilidade de gerenciar a validade e o armazenamento dos EPIs de acordo com a data de vencimento do EPI e do CA, sua empresa garante o cumprimento dessa norma, evitando eventuais penalidades ocasionadas pelo uso de equipamentos inadequados.

Confira os recursos e soluções disponíveis no BuscaEPI que podem transformar a gestão de EPIs e SST da sua empresa:

5. Altos gastos com a compra e consumo de EPI

Desafio: A gestão de compras e suprimentos para a área de Segurança e Saúde no Trabalho desempenha um papel fundamental na saúde financeira da sua empresa. Ao realizar a compra dos EPIs de forma planejada e realizar substituições em tempo hábil, você obtém maior controle de custos e minimiza o impacto financeiro decorrente de multas.

Solução: Ao empregar um software para gestão e controle de EPIs, sua empresa poderá analisar os custos e gastos facilmente por meio de relatórios de consumo personalizados por EPI, setor, função e GHE. Com isso, sua empresa ganha previsibilidade financeira para a compra de equipamentos e pode identificar quais funções e setores demandam mais investimentos e redução de custos.

6. Problemas com furos no estoque de EPI e paralisação de atividades

Desafio: O controle de estoque dos EPIs é importante para gerenciar a quantidade, o consumo e os custos dos equipamentos utilizados pelos trabalhadores em situações de risco para evitar acidentes, prejuízos financeiros e produtivos.

Solução: Adotar procedimentos ágeis e efetivos para o controle de estoque de EPIs é essencial para a tomada de decisão dos profissionais de SST. Ao acompanhar os indicadores de estoque com facilidade, sua gestão será mais eficiente, resultando em redução de tempo, custos e desperdícios no almoxarifado.

A automação do Controle de Estoque, integrada ao processo de Controle e Entrega de EPIs, elimina falhas humanas no preenchimento de planilhas, possibilita o gerenciamento das fichas dos trabalhadores e o cálculo preciso da quantidade de EPIs necessária para um determinado período, função, setor ou GHE. Assim, você poderá agir rapidamente para evitar a paralisação das atividades da sua empresa.

 

7. Falta de controle dos registros de entregas de EPI nas diferentes filiais de uma empresa

Desafio: A gestão manual com informações descentralizadas é um dos principais fatores que ocasionam atrasos, furos e inconsistências no fluxo de aquisição e distribuição de EPIs nas empresas. A dificuldade de controle de EPIs em diferentes filiais gera impactos negativos na gestão e na produtividade, além de penalidades administrativas e financeiras.

Solução: Algumas tecnologias disponíveis para o gerenciamento e controle de EPIs disponibilizam dashboards e filtros de análise personalizados que permitem um alto grau de controle para a gestão de indicadores de EPI em tempo real. Desta forma, os processos de controle da sua empresa deixam de ser onerosos e tornam-se mais assertivos, ágeis e eficientes.

Como implementar estas soluções e transformar a sua gestão de EPIs?

O BuscaEPI é a mais completa plataforma digital automatizada para o controle de estoque e entrega de EPI do Brasil. Desenvolvida para centralizar todas as informações necessárias para a sua gestão em um único lugar, o BuscaEPI tem o objetivo de gerar praticidade, redução de custos e otimizar o tempo dedicado à gestão de EPIs e eventos da SST.

Hoje, centenas de empresas obtêm mais produtividade, segurança jurídica e redução de custos com equipamentos de proteção individual e passivos trabalhistas utilizando o BuscaEPI.

Você pode agendar uma demonstração para conhecer todos os recursos e funcionalidades disponíveis para a sua empresa. Para agendar uma demonstração, clique aqui

Quer receber mais informações relacionadas a Saúde e Segurança do Trabalho?
Preencha o formulário para se cadastrar na nossa newsletter!
Sobre o autor: Thiago Avelino Co-Fundador & CEO da SafetyTec do Portal ConsultaCA, SafetyEAD e BuscaEPI, Profissional de Segurança do Trabalho com 15 anos de Know How. Iniciou sua carreira prestando serviços para empresas de Engenharia em projetos de construção de grande porte como em Refinarias de Petróleo, Papel e Celulose e Metalurgia. Criador de conteúdo digital de SST. Mediador de debates, atuou como Auditor Bureau Veritas e também Lecionou no Senai PR.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!