Os trabalhadores do setor agrícola precisam usar EPI para a agricultura. A atividade como outras oferece diversos riscos à integridade física. Os olhos são órgãos do corpo humano extremamente necessários para o desenvolvimento das atividades agrícolas e devem ser sempre protegidos e mantidos em segurança.
Segundo a Norma Regulamentadora nº 31 (NR 31) são consideradas medidas de proteção pessoas para que trabalham na agricultura chapéu ou boné tipo árabe ou legionário contra o sol; protetor facial contra lesões ocasionadas por partículas, respingos, vapores de produtos químicos, ou óculos contra a ação de líquidos agressivos. Neste blogpost, vamos falar sobre a Proteção Ocular para esses profissionais, você fica conosco até o fim deste conteúdo? Vem comigo!
Importância de se usar EPI e os principais para a agricultura
O trabalhador do segmento agrícola lida com muitos riscos ao desenvolver suas atividades. Muito se fala sobre a exposição solar, mas é importante abordar os demais riscos à saúde, cujas consequências danosas são tão prejudiciais quanto as causadas pelo sol. Por isso, os equipamentos de proteção individual (EPIs) são necessários em todos os trabalhos, devendo ser usados isoladamente ou em conjunto com outros, quando necessário.
Trabalhos com agrotóxicos oferecem elevado nível de contaminação por agentes químicos. Assim, no segmento rural as máscaras de segurança protegem as vias aéreas.
As luvas impermeáveis não permitem que agentes irritantes penetrem na pele por meio das mãos e punhos.
Os chapéus impermeáveis têm a função de proporcionar segurança à cabeça, não permitindo que o sol quente cause queimaduras ao couro cabeludo. Além desses, outros EPIs indispensáveis na agricultura são as botas impermeáveis, macacão com mangas compridas e avental.
Já os óculos servem para reduzir irritação nos olhos e que sejam atingidos por corpos estranhos, como partículas que resultam de cortes de cana-de-açúcar, por exemplo.
Óculos e viseiras
As viseiras e os óculos contribuem para proteger os olhos de diversas doenças oculares como, câncer da conjuntiva, inflamação da córnea (ceratite), entre outras. A radiação ultravioleta proveniente do sol pode causar queimaduras nos olhos.
A aplicação de agrotóxicos não afeta somente as vias aéreas. Os produtos químicos irritam os olhos e podem alcançá-los, se o trabalhador não estiver usando óculos de proteção pode acontecer uma queimadura química.
Esses tipos de queimadura ocorrem porque os líquidos salpicam, ou quando o agrotóxico é pulverizado, pode atingir os olhos. Quem é acometido por um acidente desse, sofrerá com dor intensa.
A dor pode levar o trabalhador a manter os olhos fechados e, assim, a substância nociva ficará mais tempo dentro das pálpebras, piorando a situação. Geralmente, nesses tipos de acidente a queimadura é da pálpebra, e seu tratamento é como de qualquer outra que tenha atingido a pele. O socorro deve ser imediato para não ampliar o sofrimento do trabalhador.
Além das queimaduras, os óculos são importantes no meio rural por livrar os olhos de partículas que são lançadas no ar quando há corte e aparo de vegetação, colheita, entre outras tarefas que envolvem o trabalho agrícola.
Observação:
Trabalhadores que fazem uso de óculos para corrigir problemas de visão têm à disposição no mercado óculos de proteção graduados. Portanto, deixar de usar o EPI alegando que já faz uso de óculos com grau não é desculpa. Ambos podem ser unidos em um único equipamento, promovendo a correção da visão e protegendo contra acidentes oculares. Se tiver qualquer dúvida, converse com o técnico de segurança de sua empresa.
A empresa NN Equipamentos fabrica óculos de segurança para uso no setor agrícola. Nossos EPIs para os olhos proporcionam segurança à visão do agricultor, além disso, possuem Certificado de Aprovação. Consulte-nos e comprove a nossa qualidade e conheça o nosso portfólio.
Grande abraço e até a próxima!
NN Equipamentos