Buscar por:

5 maneiras de obter aprovação executiva para a área de SST

23/08/2021 - Engenharia de Seg. do Trabalho - por Zanel

 

Cada vez mais cresce a preocupação de empresas de diversos segmentos em relação a saúde e segurança no trabalho de seus colaboradores, principalmente entre aquelas que lidam diariamente com materiais e operações que oferecem grandes riscos.

Apesar disso, ainda é comum se deparar com algumas que não possuam um gerenciamento de segurança bem estruturado e dentro das leis por não saberem como isso pode ser aplicado dentro das necessidades e realidade do negócio.

É importante ressaltar que quando falamos sobre segurança do trabalho e a saúde do trabalhador, devemos ir além do que as normas previstas na CLT (Consolidação das Leis trabalhistas), nas Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e também nas Normas Regulamentadoras dizem. 

É preciso criar uma espécie de sistema e boas práticas para garantir que tudo saia nos conformes e sua empresa não corra nenhum risco de sofrer com uma sanção por descumprimento das leis.

Neste blogpost, preparamos uma espécie de guia para te ajudar a entender como você pode começar a implementar iniciativas de segurança e como conseguir aprovação executiva para iniciá-las.

Confira conosco.

Implementação da OHSAS

Uma das melhores formas de aperfeiçoar o seu programa de segurança e saúde e ainda garantir vantagem competitiva no mercado é implementando a OHSAS 18001.

Essa norma internacional é uma avançada ferramenta que fornece orientações e diretrizes sobre o que a sua empresa precisa implantar e avaliar em relação aos processos de segurança e saúde do trabalho no dia a dia.

E como isso impacta?

  • Diretamente no faturamento. Ao implementar a OHSAS a sua empresa consegue:
  • Reduzir o índice de acidentes do trabalho, perigos e paradas de trabalho, através da sistematização das atividades da empresa;
  • Diminuir o número de doenças ocupacionais;
  • Evitar passivos trabalhistas e ações judiciais;
  • Melhorar na imagem da empresa pois trabalhará com uma certificação internacional;
  • Aumentar o desempenho em geral da equipe;
  • Mais facilidade para organizar e controlar os relatórios de análises de acidentes e incidentes;
  • Mais segurança para os profissionais da área;
  • Atualização e aperfeiçoamento constante dos profissionais de saúde e segurança do trabalho.

Nomeie embaixadores da segurança e saúde na empresa.

Você não precisa fazer tudo sozinho! Compartilhe funções e responsabilidades com outros colaboradores e comece a criar uma cultura organizacional sobre o assunto.

A maioria das vezes em que ocorre um acidente, a origem dele remete a um comportamento ou ação identificável e que poderia ser sanada antes de provocar o acidente. Ao nomear embaixadores da segurança e saúde no trabalho, você fará com que eles se sintam mais responsáveis e atentos com sua própria segurança e com a dos seus colegas de trabalho também.

Esse movimento fará com que todos os colaboradores atuem no controle e minimização de riscos no ambiente. Isso facilitará a fiscalização sem que você ou a gestão da empresa precisem investir mais tempo e dinheiro no processo.

Não foque só em números, mas em pessoas.

Basear o seu argumento de defesa sobre melhorias ou então na criação do sistema de segurança e saúde no trabalho em apenas números e estatísticas pode ser bem persuasivo para conseguir a atenção da diretoria, mas não o suficiente para conseguir a aprovação.

Mostre como as suas ideias para o programa fará com que a equipe da empresa se sinta mais valorizada e que a gestão está tão preocupada com o bem-estar deles que estão dispostos a investir em novas estratégias.

Essa é uma forma perfeita de você conseguir conquistar a mente, coração e o bolso dos executivos e conseguir uma aprovação para o programa. 

Analise o quanto os acidentes custam ou podem custar a empresa.

Como um bom profissional de segurança do trabalho, você sabe o quanto acidentes de trabalho podem impactar em diversos aspectos da empresa. Desde dificuldades no operacional até indenizações.

Despesas médicas, atrasos de produção, horas extra e outras despesas que os acidentes de trabalho geram acabam por diminuir significativamente os lucros da empresa. 

Levante todos esses dados e veja em quais pontos o programa de segurança e saúde que você deseja criar pode ajudar a diminuir esses custos.

Agora se você deseja convencer os seus gestores de que vale a pena melhorar o sistema de prevenção de acidentes, mostre a eles em uma apresentação como irá funcionar e o que a empresa pode ganhar com isso.

Ao construir um programa de segurança e saúde no trabalho ou propor melhorias para aprimorá-lo e buscar a aprovação da diretoria é importante pensar na seguinte questão: ninguém irá investir tempo e principalmente dinheiro, em algo que é apenas um esboço ou então superficial demais.

Procure estruturar o sistema da forma mais completa possível e elucidar todos seus impactos e benefícios que ele proporcionará a empresa, só assim você conseguirá convencer as pessoas certas sobre a importância do assunto.

Gostou desse conteúdo sobre o que você pode fazer para obter aprovação para saúde e segurança no trabalho na sua empresa? Conte para nós nos comentários.

Ah! E não se esqueça de comentar o que mais gostaria de ver por aqui!

Um grande abraço e até breve!

Fique por dentro de todas as novidades sobre SST. Assine nossa newsletter!
Sobre o autor: Zanelhttps://zanel.com.br Fernando Zanelli | Zanel EPIs de Raspa e Vaqueta | Principiamos nossas atividades em 1998 no disputado mercado de EPIs de Raspa e Vaqueta. Com muito dinamismo, focamos nossos esforços para atender com eficiência e rapidez os mercados Distribuidor e Industrial em todo o território nacional. Prestamos serviços de qualidade superior, por isto, nossos produtos são encontrados em mais de 5.000 pontos de venda em todo território nacional.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!