Buscar por:

Serviços laboratoriais para obtenção e renovação do CA

31/03/2021 - Educação - por IBTeC - Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos

IBTeC atende setor de EPIs com pesquisa para desenvolvimento de produtos e ensaios para obtenção e renovação de CAs. Laboratórios do Instituto oferecem os prazos de entrega mais rápidos do mercado e condições comerciais ajustadas às necessidades das empresas.

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC) é uma instituição autossustentável e sem fins lucrativos, que oferece soluções para empresas de vários setores, entre eles a indústria calçadista e seus fornecedores, a indústria de Equipamentos de Proteção Individual - EPIs (calçados, luvas, máscaras e vestimentas), fabricantes de equipamentos da área de saúde, entre outros.  O Instituto oferece desde consultorias para eliminar gargalos na produção, até pesquisa e desenvolvimento de sistemas e produtos inovadores para todos estes segmentos.

O trabalho da instituição está fundamentado na alta qualificação de uma equipe multiprofissional. O IBTeC mantém convênios de cooperação tecnológica e científica com universidades brasileiras e também do exterior, o que possibilita o alinhamento das suas pesquisas com as mais importantes demandas do mercado em nível global.

O IBTeC e o setor de EPIs

O Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos – IBTeC – há uma década vem fazendo um trabalho de intensificação de suas ações junto aos fabricantes de EPIs – Equipamentos de Proteção Individual. O IBTeC é acreditado pela Secretaria do Trabalho do Ministério da Economia para a emissão do CA – Certificado de Aprovação, conferido a produtos que atendam às especificações de qualidade e resistência.

Além dos ensaios de laboratório para a obtenção ou renovação do Certificado de Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho (CA), o IBTeC atua também na pesquisa para o desenvolvimento de tecnologias para novos produtos desta indústria, através do seu núcleo de consultoria

A instituição produz pesquisa para o desenvolvimento de atributos de performance e conforto em produtos, validação de atributos e testes funcionais, assim como certificação da tecnologia do conforto em calçados de segurança e ocupacional. “Nossa meta é atender esta área de forma completa e contribuir para o desenvolvimento das indústrias de EPIs, auxiliando-as na realização de novos produtos e agregando valor”, afirma o presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler. Enfatiza ainda que “desde que assumimos o IBTeC, o segmento de EPIs vem crescendo ano após ano, e hoje representa um volume expressivo de trabalho em nossos laboratórios”. O incremento é creditado ao desenvolvimento do setor no país, “mas principalmente, ao nosso olhar para esta área, incrementando nossos serviços e investindo em equipamentos e tecnologias que nos propiciaram ter maior participação neste mercado”. De acordo com o presidente executivo, em oito anos o Instituto fez investimentos que triplicaram a capacidade de atendimento na área de EPIs. Aliado ao trabalho de equipar seus laboratórios e ampliar a área de atuação, o IBTeC investiu na qualificação de seus profissionais. “O incremento está baseado na diversificação de nossos serviços - agregamos novos ensaios, para produtos com os quais ainda não atuávamos”, explica o presidente executivo. A qualificação do nosso parque tecnológico, com investimentos feitos ao longo dos últimos sete anos, também contribui para nosso crescimento na área. Temos feito investimentos constantes, a partir da percepção das demandas do mercado”.

Outra frente contemplada pela administração do Instituto foi quanto à agilização no atendimento, “entregando laudos em tempos recordes, o que com certeza é um dos fatores que nos levaram ao aumento tão significativo da participação do setor de EPIs no dia a dia do IBTeC. Com nosso setor comercial atento às exigências do mercado, estabelecemos uma estratégia de preços competitivos e condições de pagamento e agilidade nos prazos de entrega tem sido o foco do nosso trabalho”, afirma Griebeler.

O IBTeC tem acreditações junto às instituições certificadoras do Brasil e do exterior: acreditação CGCRE do Inmetro - Instituto Nacional de Metrologia; acreditação pelo Instituto Satra (Inglaterra); credenciamento pela CPSC-EUA, instituição que regulamenta e fiscaliza a segurança de produtos de consumo dos Estados Unidos; certificação da Secretaria do Trabalho - Ministério da Economia; certificação da ISO 9001:2015 pela BSI Brasil é British Standards Institution; reconhecimento da Rede Metrológica do RS. Todos os procedimentos do IBTeC são orientados também pelas normas ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Se interessou? Saiba mais sobre a IBTec clicando aqui!

Fique por dentro de todas as novidades sobre SST. Assine nossa newsletter!
Sobre o autor: IBTeC - Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatoshttp://www.ibtec.org.br/ Há 45 anos atua ofertando soluções através do mais amplo portfólio de serviços técnico-científicos para a indústria coureiro-calçadista, de componentes, EPIs e têxtil. Na área de segurança do trabalho realiza ensaios para obtenção e renovação de CAs para EPIs, calçados, luvas, tecidos e componentes. Atuamos ainda com consultoria técnica na capacitação da indústria, gestão de varejo e fornecedores, otimizando a venda ao consumidor final.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!