Buscar por:

Como criar uma consultoria inovadora e se destacar no mercado

27/04/2021 - Educação - por Thiago Avelino

Atualmente um dos assuntos mais recorrentes em matérias jornalísticas, que não sai das manchetes de sites de notícias e que deixa muitos empreendedores reflexivos ou até mesmo assustados, é a INOVAÇÃO. E ela tem tudo a ver com a Safetytec! Somos pioneiros no desenvolvimento de soluções inovadoras para o mercado de Saúde e Segurança do Trabalho no Brasil!

Te  convidamos a ler atentamente este artigo, produzido com muita dedicação pela nossa equipe! Leia e aprenda como empreender na esfera de SST: quebre paradigmas e tome decisões embasadas em princípios técnicos para inovar em SST dentro da sua empresa e alcançar melhores resultados.

Antes de tudo, precisamos esclarecer que estamos falando da inovação na visão dos especialistas e também do ponto de vista da Safetytec, exclusivamente sobre o mercado de SST,  sobre o qual nos orgulhamos de conhecer tão bem e no qual contribuímos tanto com iniciativas inovadoras!

Entenda o que é inovação:  

A inovação significa criar algo novo. A palavra é derivada do termo latino innovatio e se refere a uma ideia, método ou objeto que é criado e que pouco se parece com padrões anteriores. Também é importante registrar que a inovação tem muitas vertentes, entre as quais a inovação aberta, disruptiva e incremental são as mais comuns:

Inovação Aberta

É inovar  buscando a colaboração entre empresas, indivíduos e órgãos públicos na criação de novos produtos e serviços. É muito utilizada em grandes organizações que utilizam o termo Open Inovation.

Inovação Disruptiva

A tecnologia disruptiva ou inovação disruptiva é um termo que descreve a inovação tecnológica, produto, ou serviço com características "disruptivas": que provocam uma ruptura com os padrões, modelos ou tecnologias já estabelecidos no mercado.

Inovação Incremental

É uma melhoria feita a partir de um processo, tecnologia, produto ou serviço que já existe. Tem a caraterística de incrementar, isto é, adicionar ou atualizar algo já existente.

A inovação em Saúde e Segurança do Trabalho está incorporada com a razão social da SafetyTec, objetivando a quebra de velhos paradigmas para tornar o fornecimento de produtos e serviços mais eficientes, promover educação continuada para os profissionais do mercado e uma mudança comportamental inovadora dos empresários. Todas com o propósito principal de preservar a vida do trabalhador e reduzir o impacto causado pelo exorbitante número de doenças e acidentes do trabalho que provocam enormes tragédias e prejuízos aos cofres públicos - sobretudo para a previdência social.

Para começar vamos provocar você que é um consultor, uma consultoria, trabalha em uma ou é o proprietário, com uma pergunta simples:

  • Você presta serviços inovadores?
    - Sim? Ótimo! Quais são eles?
     Repense: seu cliente reconhece o caráter inovador do seu serviço?

    - Não presta serviços inovadores?
    Então é hora de ficar atento, pois você perde competitividade em um mundo que tem urgência por soluções rápidas e eficientes!

Começou a pensar sobre seus serviços e estratégias? Hora de conferir um diagnóstico objetivo e muito revelador acerca de inovação para empreendedores, empresas e prestadores de serviços!

Conhecimento de mercado e do seu cliente

É muito comum para um prestador de serviços achar que, porque ele se relaciona frequentemente com seu cliente, ele conheça profundamente a opinião do mesmo sobre seus serviços. Porém, isso nem sempre reflete a realidade e pode te levar a perder serviços, ser contratado por períodos menores ou atividades pontuais ou até perder contratos. Para isso, a recomendação é: experimente promover uma pesquisa! 

A pesquisa não precisa ser de mercado necessariamente. Ela pode ser aplicada diretamente aosseus clientes e de forma muito simples e sem perguntar diretamente aos clientes. Para isso, utilize  formulários! Um exemplos dos serviços de pesquisas por formulários disponíveis éo NPS Net Promote Score: é o mais utilizado atualmente e pode ser implementado no Website da sua empresa.

Aplique uma pesquisa rápida e pontual para chegar a um coeficiente de quanto um cliente está verdadeiramente satisfeito com o seu trabalho a ponto de recomendar o mesmo a outro profissional ou potencial cliente. Pesquisas assim são tão comuns que até mesmo você que está lendo este artigo já deve ter se deparado ou até respondido uma pesquisa assim em algum momento!

Pesquisas de mercado são igualmente importantes e podem ser realizadas tanto por consultorias especializadas quanto utilizando ferramentas disponíveis gratuitamente como o Google Forms. Porém, lembre-se de que não se trata apenas de receber informações, mas a estratégia vencedora está em compilar os dados e cruzar informações para se chegar a um coeficiente não somente do que está dizendo sobre os serviços que você presta para o mercado, mas principalmente para tomar decisões que coloquem sua empresa no rumo correto. Não despreze o valor de uma boa pesquisa de mercado, pois muitas empresas que se julgavam consolidadas alguns anos atrás, hoje já não existem mais! (Vide exemplo da História “Kodak Moment”).

Adoção de novas tecnologias

Para embasar nossa discussão apresentada a seguir, trazemos algumas informações que a SafetyTec vem mapeando há anos na esfera de SST:
a) Um número enorme de empresas que chegam até as nossas plataformas, inclusive grandes companhias, têm problemas com gestão de EPI e se queixam principalmente de rasuras, extravios e perda de fichas de EPI. 

b) Os profissionais de SST se queixam sobre o tempo que levam para comprar, entregar ao colaborador e registrar as entregas de EPI. 

c) Os compradores informam sobre as dificuldades em encontrar fornecedores de EPI. Além disso, ressaltam que há um empecilho financeiro para aquisição dos EPIs, pois estes representam altos custos com investimentos em SST.
 

A pergunta importante é: o que você pode fazer para resolver esses problemas?

E é aqui que nós podemos te ajudar! 

A resposta está justamente no fundamental: na inovação. Adote ferramentas tecnológicas que ajudem os seus clientes a resolverem estes problemas, tornando sua rotina mais prática, eficiente e até mesmo mais lucrativa. 

“Mas não possuímos estas ferramentas e desenvolve-las tem um custo muito alto”. Calma, não se preocupe! Nem sempre é necessário investir alto em tecnologias: a economia compartilhada é a bola da vez.

A Safetytec disponibiliza o BuscaEPI Control um sistema de gestão e controle de entregas de EPI’s que atualmente é utilizado por diversas empresas dos mais diversos portes em todo o país.

A adoção de um sistema que auxilia seus clientes a terem maior controle dos EPI’s e pode ter um reflexo enorme em suas atividades como prestador de serviços. Além disso, os técnicos poderão dedicar mais tempo para analisar o mercado, gerando mais oportunidades de negócios. Pare de perder tempo preenchendo e auditando fichas de EPI inconformes e se concentre em atividades inovadoras! ?

Ainda sobre tecnologias, não poderíamos deixar de ressaltar os treinamentos! Eles representam uma das principais demandas das empresas e um dos serviços mais lucrativos prestados pelos fornecedores.

A pergunta é: como modernizar estes serviços sem aumentar os custos e melhorar  meus resultados?
A resposta para esta questão é ainda mais simples e objetiva: a plataforma de ensino à distância SafetyEAD.com permite transformar treinamentos presenciais tradicionais em treinamentos híbridos ou online. As vantagens são várias:

Redução de custos operacionais, como na contratação de mão-de-obra;

Otimização do tempo: você poderá vender e executar mais treinamentos e  aumentar sua de receita, comercializando seus cursos em todo país;

Estabelecer um sistema de renda passiva, pois cursos online precisam somente de uma plataforma para serem vendidos.

Ainda mais importante do que adotar as ferramentas necessárias, será educar os seus clientes para que estes estejam dispostos a passar por uma transformação digital! Isso já está acontecendo no mercado e, optando pela inovação, você estará pronto para colher os frutos desse novo processo!

Técnicas de venda

Vender não é somente um desejo absoluto em todas as empresas e profissionais como também é o core business. Mas, ao contrário do que se imagina, os vendedores mais bem sucedidos são os que se utilizam de técnicas como as de funil de vendas, gatilhos mentais, neuromarketing e ferramentas digitais para se aproximarem dos clientes e gerarem oportunidades reais de negócios.
Como se trata de um assunto que demanda muito tempo, a seguir apresentamos os insights essenciais para te auxiliar na busca por estas soluções no mercado!

Em breve prepararemos outro material exclusivo sobre vendas em Saúde e Segurança do Trabalho para Consultorias e Consultores. Nos aguarde!

Em um mundo cada vez mais conectado e sem tempo a perder, os profissionais passam mais tempo online e utilizam-se de ferramentas digitais não somente para comprar, mas também para buscar orientação. Neste sentido, é fundamental utilizar técnicas de outbound para chamar atenção do seu público e gerar tráfego para seu website. Objetivamente, o outbound marketing é a técnica de captar oportunidades de negócios por meio de conteúdo que pode ser um artigo, um vídeo, um e-book ou conteúdos mais curtos como posts em redes sociais.
Mas claro, não adianta gerar oportunidades de negócios se você não possuir um meio pelo qual vai registrar os contatos dos clientes em potencial! Via de regra, utiliza-se para isso oum sistema conhecido como CRM.

Além disso, os materiais que serão utilizados para gerar demanda de oportunidades precisam ser criados com técnicas eficazes, como, por exemplo, o copywriting, que significa técnicas de escrita para chamar mais a atenção de quem está lendo. Outra técnica utilizada é a do SEO (Search Engine Optimization), uma ferramenta muito utilizada pelos especialistas em Marketing para posicionar páginas web ou de conteúdo nos primeiros resultados em motores de busca como o Google,por exemplo.

Além disso, é importante destacar os pipeline de vendas, que te permita tratar de maneira pontual e assertiva cada uma das oportunidades que chega até você. Entenda esse fluxo de publicidade e interação de uma forma simples:

O usuário encontra o seu conteúdo, clica e é levado até o seu website. Ele gosta do conteúdo e preenche um formulário, com base no qual sua equipe comercial faz contato. Se a venda for realizada ele se torna cliente, se não é colocado em um fluxo para que dele seja contactado novamente depois de um intervalo de tempo.

Em síntese,  este pode ser considerado um pipeline de vendas:

  1. Canal (Conteúdo).
  2. Conversão (registro dos dados do usuário).
  3. Qualificação (ligação para dialogar com o usuário e entender sua demanda).
  4. Venda (Conclusão do negócio).
  5. Followup (ligação para retomar o contato após algum tempo). 
  6. Criação OKR’s e KPI’s: metas e objetos para estabelecer uma direção a seguir como também para despertar nos profissionais o desejo de atingir estes objetivos!

Atendendo minimamente a este fluxo, você estará muitos passos à frente dos seus concorrentes!

Gestão de pessoas e talentos

Jamais se esqueça de uma frase utilizada por especialistas em Psicologia, Recursos Humanos e até mesmo por filósofos que é: “No fim, é sempre entre pessoas”.

Salientamos que um time talentoso, esforçado e com conhecimento técnico fará toda diferença. Mas não se esqueça de que eles precisam de uma atmosfera agradável para desenvolver suas atividades:ferramentas que tornem sua rotina mais proveitosa e, sobretudo, o reconhecimento dos seus líderes!

Diversas literaturas vem salientando há muitos anos a importância do cuidado com as pessoas, pois elas são o maior ativo de uma empresa. Vamos além:os profissionais que integram a sua empresa são o seu cartão de visita, pois são seus representantes diante do seu cliente e do mercado. Portanto, trate-os como trata os seus clientes e terá uma equipe de alta performance!

Veja , algumas dicas de como elevar o nível dos profissionais que trabalham para você, inclusive os parceiros:

a) Seja um líder exemplar, pois as pessoas ao seu redor não se inspiram em palavras, mas em atitudes e comportamentos.

b) Crie uma cultura de transparência de líderes para colaboradores, colaboradores para colaboradores e colaboradores para líderes. Feedbacks são uma ferramenta muito importante.

c) Forneça qualificação contínua para que estes profissionais entendam não somente do serviço que comercializam, mas também de pessoas, legislação, mercado e outros, pois assim você terá muito mais autoridade ao vender.

d) Promova uma gestão horizontal em sua empresa, onde exista menos hierarquia e mais colaboração,e onde os colaboradores sintam-se motivados para fomentar novas idéias.

Esperamos que este artigo seja um divisor de águas de uma mudança para melhor na sua vida de empreendedor. Conte com a gente!, Nossa equipe estará a postos para te ajudar!

Sobre o autor: Thiago Avelino Co-Fundador & CEO da SafetyTec do Portal ConsultaCA, SafetyEAD e BuscaEPI, Profissional de Segurança do Trabalho com 15 anos de Know How. Iniciou sua carreira prestando serviços para empresas de Engenharia em projetos de construção de grande porte como em Refinarias de Petróleo, Papel e Celulose e Metalurgia. Criador de conteúdo digital de SST. Mediador de debates, atuou como Auditor Bureau Veritas e também Lecionou no Senai PR.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!