Buscar por:

Como se proteger do coronavírus: de casa até o trabalho

08/03/2021 - Saúde e Higiene Ocupacional - por Karine Barboza

  O momento crítico atual em que estamos pede todos os cuidados e muita atenção para a higiene pessoal e em nossas relações com nossas famílias e amigos. Aguente um pouquinho a saudade e se cuide para poder vê-los logo! 

Pensando nisso, nós reunimos a seguir todas as orientações de cuidados para se manter saudável em casa, no caminho para o trabalho e na empresa. Cuide de você para cuidar de todos

  Em casa

  • Tire os sapatos ao chegar em casa
    Não ande pela casa com sapatos que usou na rua.
    Use um chinelo ou pantufa em casa! É muito mais confortável e seguro :)
  • Deixe a máscara em um lugar específico, não com outros objetos
    Uma máscara contaminada pode contaminar a superfície de outros objetos da casa, com os quais você e sua família irão interagir, podendo infectar todos. 

  • Para deixar seu dia mais prático:
    Deixe uma bacia na entrada da sua casa com água, sabão e água sanitária.
    Sempre que chegar em casa, coloque sua máscara direto dentro dessa bacia.
    Deixe de molho e depois é só você deixar um tempinho para lavá-las com água corrente.
  • Como lavar a máscara? Posso lavar ela na máquina?
    É muito importante deixar a máscara de molho no mínimo 30 minutos antes de manipulá-la para a lavagem. Coloque a máscara em um balde com água, sabão e um pouco de água sanitária.
    Aguarde 30 minutos e então você pode lavar ela na mão ou na máquina de lavar. 

    É importante não deixar suas máscaras com outras roupas!

    Você pode lavar todas as máscaras da família em conjunto, contanto que todas fiquem de molho antes. Combine com sua família de todos deixarem as máscaras direto na bacia e depois é só pegar todas para lavar.

    -> Não torça a máscara, pois ela é frágil e ao torcer muito forte você pode acabar danificando ela. Dê umas apertadinhas para tirar o excesso de água e coloque para secar, preferencialmente no sol. Nada melhor que um solzinho, não é mesmo?
    -> Se não der para deixar ela secando no sol, é essencial que depois de seca você passe o ferro de passar roupa na parte interna e externa da máscara. 

  •   Lave bem as mãos com sabonete
    Lembre-se de lavar as palmas das mãos, a parte superior, entre os dedos, embaixo das unhas e o antebraço. Quem não gosta daquele cheirinho gostoso de sabonete?

  • Use papel toalha para secar as mãos
    Faça isso principalmente se acontecer de alguém de fora precisar te visitar. Secar as mãos com um material descartável é mais seguro do que secar com um tecido, porque pode acontecer de alguém esquecer de lavar as mãos com todos os cuidados e acabar passando o vírus na toalha, contaminando os demais que secarem as mãos nela. 

  • Sempre passe um pano com álcool 70% nos itens recorrentes do dia a dia: celular; bolsa; comprar do mercado; teclado do computador e mouse; controle de TV e outros.

  • Passe álcool nas maçanetas
    Já pensou quantas vezes a gente toca na maçaneta e na região próxima dela ali na porta?! É um abre e fecha sempre. Portanto, não deixe o vírus entrar e se espalhar. Passe álcool e mantenha as superfícies limpas. 

  • Deixe o ar ventilar pela casa
    Se você sai cedo e só volta de noite, tente deixar a janela aberta enquanto janta e feche ela quando for dormir. 

  • Troque de máscara todos os dias

  • Garanta a higiene da sua máscara, pois é ela que vai proteger seu nariz e sua boca durante o dia todo. 

  • Cuide das crianças
    Se você tem um filho pequenininho com até dois anos, é importante saber que não se pode colocar máscara nele, porque ele não vai saber tirar se precisar em casos de emergência, não é mesmo? Brinque com seu filho em casa e o deixe protegido. 

    Ensine para a criança que é muito importante lavar bem as mãos e manter distância de amigos, assim como passar álcool gel, trocar de máscara de máscara e não compartilhar itens pessoais. 

  Cuidados com a máscara

A máscara é um elemento essencial para se proteger do novo coronavírus! Confira a seguir as orientações sobre o uso, higienização e descartes, além de outros cuidados com esse item essencial no nosso dia a dia. 

  • Sempre higienize as mãos antes e depois de pegar em uma máscara
    Antes porque se sua mão estiver contaminada, ela pode contaminar a água limpa. Depois porque se a máscara estiver contaminada, o vírus pode ter passado para sua mão.

  • Sempre manipule a máscara pelo cordão que prende ela nas orelhas
    Nunca pegue na parte da frente da máscara, pois essas áreas podem estar contaminadas.

  • Não compartilhe sua máscara! Cada pessoa deve ser a sua.

  • Tempo de uso adequado:
    O tempo para utilização das máscaras é de 2 horas para atividades que não exijam muito esforço físico. Já o tempo de quem vai se esforçar mais é de no máximo 1 hora. 
    Isso acontece porque quando nos esforçamos mais nosso ritmo respiratório aumenta, suamos e assim deixamos a máscara úmida o que, por sua vez, diminui a proteção pela máscara e facilita a contaminação.
    Sendo assim, quando você for sair de casa leve máscaras reserva e uma sacolinha plástica para guardar a máscara usada na troca. 

  • Sempre troque longe das demais pessoas e preferencialmente em um lugar aberto. 

  • Deu vontade de espirrar ou tossir?
    Se não der pra aguentar, você deve espirrar ou tossir na máscara. Por mais que seja desconfortável, essa é a melhor forma de manter o ambiente seguro. 
    Se você retirar a máscara, você irá comprometer a sua saúde e das pessoas ao redor: o espirro pode deixar a superfície de até 2 metros infectada!

  Tipos de Máscaras

  • Caseira

  • São máscaras feitas artesanalmente com vários tipos de tecidos (TNT, tricoline e algodão). São comumente vistas nas ruas. O importante é saber higienizá-las!

  • Requisitos para eficiência:
    Possuir duas camadas de tecido;
    Ser usada apenas por uma pessoa;
    Cobrir todo o nariz e a boca, estando ajustadas bem ao rosto, sem espaços nas laterais. 

    -> Sua máscara está muito grande? Dá uma olhada nessa dica que pode te ajudar a ajustar sua máscara:
    Para ajustar a máscara no seu rosto e evitar sobra de tecido e espaços entre seu rosto e o tecido, você pode fazer um pequeno nó na parte da máscara que vai presa à orelha, a parte feita de elástico ou tecido. Faça um pequeno nó em cada lado até que a máscara fique bem justa. 
    Simples, não?

  • Cirúrgica

  • A máscara cirúrgica é uma máscara fabricada especialmente para profissionais de saúde, mas pode ser usada por todos. A máscara é descartável e possui materiais específicos que filtram partículas menores e também apresentam um arame para ajuste no contorno do nariz. 

  • Como a máscara deve ser descartada?
    É muito importante descartar a máscara de maneira correta. Siga os passos para fazer tudo certinho :)

    Lave bem as mãos;
    Pegue duas sacolinhas plásticas e coloque uma dentro da outra;ave a mão para retirar a máscara;
    Tire a máscara puxando-a pelos elásticos;
    Coloque a máscara dentro das sacolinhas plásticas e amarre bem;
     Jogue preferencialmente no lixo do banheiro;

  • N95

  • As máscaras N95 também são fabricadas pela indústria para profissionais de saúde. Essas máscaras contam com diversas camadas de tecido para que o profissional esteja protegido de todas as partículas. Além disso, elas possuem um formato anatômico para otimizar a segurança, filtrando bem o ar. Desse modo, essa é a máscara mais segura para realização de procedimentos médicos. Assim como a máscara cirúrgica, a N95 também deve ser descartada!

  No caminho para a empresa

Não importa como for, vá de máscara!
Tudo interfere na nossa segurança e na nossa saúde, sendo assim, além de se cuidar bem em casa, é importante se cuidar no caminho para que você chegue no trabalho passando muita saúde para seus colegas.

  • Indo para o trabalho de carro próprio

  • Que tal passar um paninho com álcool na maçaneta da porta do carro e no volante?

  • Abra os vidros do carro para o ar ventilar ee não quiser o vento bagunçando os cabelos, abra os vidros de trás!

    -> Dica
    Para guardar a máscara no carro, forre o porta luvas ou a parte interna da porta do carro com um plástico - pode ser uma sacolinha de mercado. Em cima do plástico você pode colocar papel, já que o tempo de resistência do vírus é menor no papel (24h) do que no plástico (72h). Com isso, você pode colocar a máscara ali quando estiver saindo ou entrando no carro. Lembre-se de sempre trocar o plástico e papel e não levar as mãos no rosto quando for descartar o plástico e o papel.
    Se for guardar a máscara dentro da bolsa, guarde-a dentro de uma sacolinha.

  • Indo com moto
    Passe álcool no guidão da moto, no seu capacete e na caixinha da moto. 

    Se não for usar a máscara enquanto dirige, guarde ela enrolada no papel dentro do seu bolso, caixinha ou mochila.

    Não se esqueça de colocar a máscara ainda no estacionamento, logo que tirar o capacete.

  • Higienizando o capacete em casa:
    Se o forro for removível, você pode colocar o forro de molho no sabão neutro e depois colocar na máquina de lavar, na opção de roupas delicadas. Se não for removível, passe um pano úmido com sabão neutro pelo forro do capacete. Deixe o capacete secar na sombra. 
    Além disso, passe um pano com álcool na parte interna e externa da viseira e em toda a parte externa do capacete. 

  • Abastecendo o veículo próprio
    Atenção! É importante que você esteja usando máscara para falar com o frentista e para entrar na loja de conveniências caso opte por pagar pelo cartão. Nesse caso, também é importante passar alcool gel nas mãos e no cartão de crédito, pois muitas pessoas manuseiam a maquininha. Mesmo no caso de pagamento em dinheiro, passe alcool nas mãos antes e depois de pagar.

  • Indo com carro de aplicativo

  • Não esqueça da máscara!

  • Passe álcool gel nas mãos antes de entrar no carro;

  • Sente sempre no banco de trás, logo atrás do banco de passageiro;

  • Peça para o motorista abrir os vidros do carro;

  • Coloque sua bolsa no seu colo, evitando ao máximo o contato dos seus itens com as superfícies do carro;

  • Não se incline para frente para conversar com o motorista;

  • Pague preferencialmente com o cartão, assim vocês não precisam interagir;

  • Passe álcool gel depois de sair do carro.

  • Indo de ônibus

  • Use uma máscara adequada!

  • Mantenha a máxima distância possível dos passageiros.

  • Abra o vidro se algumas das janelas estiverem fechadas.

  • Se for o caso, converse à distância.

  • Segure seus itens no seu colo ou perto de você, evitando que eles toquem as superfícies do ônibus.

  • Evite usar o celular no ônibus. Se for usar, limpe o celular com álcool logo em seguida e passe álcool gel nas mãos. Na hora de guardar o celular na bolsa, coloque-o dentro de uma sacolinha ou enrolado em um papel.

Na empresa

  • Caso você não tenha usado a máscara enquanto dirigia seu carro ou sua moto, coloque a máscara logo no estacionamento, antes de cumprimentar seus colegas.  

  • Ao sair do uber ou do ônibus, não se esqueça de passar álcool gel nas mãos. 

  • Se possível, lave as mãos com água e sabão quando chegar na empresa, secando-as bem e evitando maçanetas. 

  • Caso veja algum colega sem máscara, peça educadamente para ele colocar uma. Será mais seguro para todos :)

  • Passe álcool nas superfícies do seu local de trabalho: balcões, teclados de computador, maquinários e outros!

  • Se possível, mantenha distância dos seus colegas de trabalho durante suas atividades e na hora do almoço. 

  • No almoço

  • Almoçando na empresa ou em um restaurante, é importante que você use máscara enquanto se serve. 

  • Passe álcool nas mãos antes de pegar nos talheres.

  • Se possível, sente em uma mesa mais distante e, se quiser muito almoçar com um colega de trabalho, mantenha uma distância entre vocês.

                                                                                                  _____

Além desses cuidados a nível individual, sua empresa deve organizar um protocolo de orientações para todos os funcionários, esclarecendo como manter bons hábitos de higiene e cuidados no trabalho e quais as orientações no caso de suspeita ou confirmação de contaminação por covid-19, conforme orientações da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

Fique no conforto de casa e aproveite o tempo para passar com sua família: comece uma conversa legal, assista um filme, prepare uma pipoca!

                                                                                                  _____

 Proteja a vida! Nada melhor que saber que você e todos a sua volta estão saudáveis, né? Esperamos que essas orientações tenham te ajudado e você e sua família estejam saudáveis e que possamos deixar esse momento difícil no passado! Para isso, todo cuidado é muito importante e toda dica valiosa. Sempre consulte as informações de fontes confiáveis e esteja atento. 

Muita saúde para todos nós!


Para saber mais:
Quanto tempo o vírus que causa o covid-19 sobrevive em superfícies? - Confira a resposta da UFPR. 


Fontes consultadas:
Descarte correto de máscara evita a contaminação e ajuda a preservar o meio ambiente - Secretaria da Saúde
Esclarecimento sobre o uso de máscaras - Ministério da Saúde
Como um espirro pode lançar germes a uma distância de quase dois metros - National Geographic
Tipos de máscaras - Coronavírus Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais

Sobre o autor: Karine Barboza Analista de Marketing Junior - SafetyTec. Técnica em Informática graduanda em Ciências Humanas. Possui 4 anos de experiência em design digital. Está sempre em busca de novos conhecimentos e formas de pensar.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
BuscaEPI Control
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!