Buscar por:

Como a máquina de EPI contribui para a segurança do trabalho?

23/02/2021 - Segurança do Trabalho - por Nortel

Contribuições da máquina de EPI para a segurança do trabalho 

A utilização de EPI é imprescindível para a indústria, pois garante a segurança dos colaboradores. Desse modo, é fundamental encontrar formas eficientes de distribuição dos itens de segurança, sendo justamente essa a função da máquina de EPI!

Conheça a máquina de EPI

A máquina de EPI tem o conceito semelhante ao das máquinas de refrigerantes, doces e salgados, que encontramos em diversos lugares. Ela permite o armazenamento de diferentes itens de segurança e cada pessoa pode retirar o equipamento desejado, conforme a necessidade de uso.

Para retirar o equipamento, basta encontrar a máquina mais próxima e liberar o equipamento por meio de senha ou biometria. Simples, não? 

Quais são os benefícios da máquina de EPI?

- Maior segurança aos colaboradores;
- Aumento da produtividade;
- Redução de processos burocráticos;
- Facilitação da manutenção e do controle dos EPIs.

Para saber mais, acompanhe esse artigo com a gente!

O aumento da procura por EPIs: a importância da EPI na pandemia do coronavírus

No momento atual, com a pandemia do SARS-CoV-2 e a decorrente crise do sistema de saúde, precisamos ter o dobro de cuidado com os trabalhadores! É aqui que o cuidado da indústria e dos trabalhadores é ainda mais importante para a saúde e segurança de todos, utilizando EPIs adicionais adequados para a prevenção aos novos riscos apresentados pelo coronavírus! 
Respiradores descartáveis, luvas, óculos de proteção, aventais, entre outros itens, são exemplos de EPIs que apresentaram um enorme aumento na demanda. Portanto, atente-se para os novos recursos necessários na indústria!

Saiba quais são os desafios na distribuição segura de EPIs

O aumento na demanda requer o aumento dos cuidados na distribuição!

A fácil disseminação e contaminação pelo coronavírus é um dos grandes desafios para a indústria. Qualquer descuido na distribuição e gestão das EPIs pode acarretar o adoecimento generalizado dos trabalhadores! Portanto, é preciso otimizar o processo de fabricação, teste e distribuição dos EPIs, além de tornar a gestão desses itens ainda mais eficiente. 

Como implementar uma distribuição segura?

- Siga as instruções do Ministério da Saúde: É preciso conferir quais são os equipamentos adequados para cada modo de prevenção!
- Atente-se para a qualidade do EPI:  esses equipamentos devem atender aos padrões estabelecidos pelas normas de segurança vigentes e estar dentro do prazo de validade permitido para a utilização.
- Otimize a logística de distribuição de modo a garantir o mínimo contato possível com a EPI a ser entregue: Quanto menos pessoas tiverem contato com a EPI, mais segurança o item trará quando chegar nas mãos do colaborador.
- Organize rotinas de revisão dos métodos de trabalho e modos de prevenção: acompanhe de perto a função de cada trabalhador reforçando orientações!

Saiba as vantagens de ter uma máquina de EPIs perto de você: a seguir apresentamos em detalhes cada um dos benefícios dessa solução moderna e eficaz de distribuição de EPI!

Reduzir a burocracia para acessar os EPIs

A utilização da máquina de EPI evita processos burocráticos como aquela ida demorada no almoxarifado! Com a disposição dos itens na máquina, não existe intermediação desnecessária entre o funcionário e a EPI: o controle de distribuição e estoque é automático, pois basta que o colaborador vá até a máquina e solicite a EPI conforme sua identificação e necessidade.

Aumento da produtividade

Não perca tempo! Facilite o acesso e mantenha o ritmo de trabalho instalando as máquinas de EPI em pontos estratégicos da empresa! Além disso, a facilidade no acesso estimula o colaborador a manter suas rotinas de segurança, evitando incômodos, acidentes e outros imprevistos, garantindo segurança e saúde para si e um aumento na produtividade da empresa!

Facilidade para a gestão dos EPIs

A automatização dos processos de armazenamento e controle de estoque permite mais agilidade em todo o processo de distribuição de equipamentos. O funcionário responsável pelo estoque pode direcionar suas atividades para outras funções e o colaborador não precisa atrasar seu trabalho com o requerimento no almoxarifado. A máquina de EPI fornece todos esses procedimentos, possibilitando um direcionamento da atenção para análises dos itens: quais são os EPIs mais retirados e qual a frequência de requisições. Desse modo, é possível agilizar o processo de análise e acompanhar o desempenho de cada trabalhador, conferindo se ele está seguindo as orientações. 
Além disso, a máquina possibilita a otimização dos gastos com EPI: é possível direcionar os recursos verificando quais são as principais necessidades dos colaboradores, além de garantir uma alimentação adequada do estoque. Não perca produtos pelo vencimento do prazo de validade e não deixe seus colaboradores sem EPI!
O gerenciamento de estoque e o planejamento sobre a reposição dos itens são necessidades da empresa satisfeitas pela máquina de EPI!

Segurança aos colaboradores

Como mencionamos, a empresa deve fornecer os equipamentos de proteção aos colaboradores conforme determina a lei e as normas de segurança vigentes. Entretanto, é preciso que eles utilizem os EPIs disponibilizados para garantir a sua proteção.
A facilidade no gerenciamento e acessibilidade dos EPIs contribui muito na segurança do trabalhador. Pode-se acompanhar de perto as necessidades dos colaboradores e o modo que eles utilizam os EPIs disponíveis. 
Funções da máquina de EPI, como o controle sobre o histórico de utilização pelos funcionários, com informações como dia, hora e equipamentos solicitados, possibilita que o gestor verifique quais orientações estão sendo seguidas e quais precisam ser reforçadas.
Além de todos esses benefícios, a máquina de EPI se adequa às necessidades atuais decorrentes da pandemia, eliminando completamente a necessidade de contato com outras pessoas para a retirada dos produtos e diminuindo esse contato no processo de abastecimento dos itens.


A Nortel projetou uma máquina de EPI, a única que tem alta capacidade de armazenamento. Isso significa que ela comporta desde pequenos itens, como um protetor auricular, a grandes produtos, como sapatos e capacetes. Além disso, a retirada dos EPIs só é permitida a pessoas autorizadas, que são identificadas por biometria — o que garante a proteção aos itens armazenados.
Pronto para conferir essas facilidades na prática? Entre em contato com a Nortel e agende uma visita!

Gostou deste artigo? Caso queira receber mais informações relacionada a este assunto, deixe seu contato nos campos abaixo:
Sobre o autor: Nortelhttps://www.nortel.com.br/ A Nortel é a maior distribuidora de suprimentos industriais do Brasil na categoria MRO (Manutenção, Reparo e Operação). Pioneira no segmento, o principal objetivo da Nortel é simplificar a vida do seu cliente, através de seu catálogo de produtos e serviços, buscando sempre a excelência e atenção às necessidades de seus consumidores. Com capacidade de atendimento em todo o território nacional, o foco é na eficiência e pontualidade da entrega das melhores soluções, atendendo empresas de todos os portes e segmentos de mercado variados.
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
BuscaEPI Control
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!