Buscar por:

CALÇADO TIPO BOTINA

Proteção dos Pés e Pernas

Favoritos:

8

Comentários:

85

Avaliação:

4,03 avaliações

N° CA:13808

Situação:
VÁLIDO

Validade:
14/11/2022vencerá daqui 1267 dias

N° Processo:
46017006235201783

Fotos do Equipamento

  • CA13808 - CALÇADO TIPO BOTINA

Fabricante

CNPJ:
19.653.054/0001-84

Razão Social:
MARLUVAS CALCADOS DE SEGURANCA LTDA

Site:
http://www.marluvas.com.br/

Cidade/UF:
DORES DE CAMPOS/MG

Avaliação Geral:

4,62 Ótimo
26 avaliações

Total de CA's
do Fabricante:482

Dados Complementares

Marcação do CA:
No cabedal

Referências:
50B26 Eletricista

Cor:
Preta

Aprovado Para:
PROTEÇÃO DOS PÉS DO USUÁRIO CONTRA RISCOS DE NATUREZA LEVE, CONTRA AGENTES ABRASIVOS E ESCORIANTES E CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS.

Observação:
I) Calçado com absorção de energia na área do salto (calcanhar) (E) e com resistência ao escorregamento em piso de cerâmica contaminado com lauril sulfato de sódio (detergente) e piso de aço contaminado com glicerol (SRC). II) Solado resistente ao óleo combustível (FO).

Laudo

CNPJ do Laboratório:
60.633.674/0006-60

Razão Social:
IPT/FRANCA - INSTITUTO DE PESQUISAS TECNOLÓGICAS

Normas

Norma:
ABNT NBR ISO 20347:2015

Norma:
ABNT NBR 12561:1992

Comentários sobre este EPI

JEAN CARLOS RIBEIRO (SC), escreveu em 27/02/2019:

Dúvida: Boa tade, Qual a classe de isolação elétrica do CA 13808, podria mandar por e-mail os laudos? tecnico@gvr-sistemas.com.br

  • FABRICANTE, respondeu em 27/02/2019:

    Boa tarde Prezado Jean Carlos. Agradecemos o contato com a Marluvas e informo que o laudo com as informações foi dado enviado no email informado. Atenciosamente. Andressa - Assistente Comercial Senior - Marluvas Calçados de Segurança.

SANDERSON MENDES (SP), escreveu em 28/01/2019:

Dúvida: Qual a classe de isolação elétrica do CA 13808 Email: sandersonfmendes@gmail.com

  • FABRICANTE, respondeu em 29/01/2019:

    Prezado Sanderson boa tarde, agradeço pelo contato com a Marluvas, Este calçado foi testado sob o parâmetro normativo de 14KV e aprovado para uso em até 600volts.Atenciosamente. Raquel Ramos.

  • MATHEUS SILVA DE SOUZA (BA), respondeu em 11/02/2019:

    Boa tarde , é possível enviar o ensaio no meu e-mail ? matheuscitrusba@gmail,com

  • FABRICANTE, respondeu em 12/02/2019:

    Bom dia Matheus. Agradeço pelo contato com a Marluvas. Laudos enviados em seu email, conforme solicitado. Atenciosamente Andressa Pollyana.

FABIO PORTELA E CASTELO BRANCO (MA), escreveu em 03/01/2019:

Crítica: ATENÇÃO: 1) Este suposto EPI possui em sua constituição diversos ileoses metálicos em alumínio, por tanto jamais deve ser utilizado por eletricista; 2) As normas de fabricação usadas como referencias (ABNT NBR ISO 20347:2015 e ABNT NBR 12561:1992) são caducas e estão fora da realidade atual; 3) Havendo norma de fabricação atualizada (NBR 16603 de 05/2017 - Equipamento de proteção individual - Calçado isolante elétrico para trabalhos em instalações elétricas de baixa tensão até 500 V em ambiente seco - Requisitos e métodos de ensaios a Marluvas ainda continua fabricando calçado em norma antiga; 4) A MARLUVAS de forma totalmente irresponsável no CA e na ficha técnica do suposto EPI OMITE a informação que o mesmo possui ileoses metálicos; 5) Nos supostos laudos que ela envia para o comprador (somente se este solicitá-los através deste site) ela apresenta documentos do suposto EPI sem ilhoses metálicos; 6) O canal de relacionamento da empresa (email do SAC MARLULAS@MARLUVAS.COM.BR) com o cliente não responde e-mails enviados com dúvidas e questionamentos; 7) O comprimento do cadarço do suposto EPI é muito curto obrigando o usuário a dar um nó direito no mesmo ao invés do tradicional nó de laçada; 8) É de vasto conhecimento por parte do eletricista, eletrotécnico, engenheiro nessa área de Energia, passando pelos gestores de SST inclusive de outras áreas que calçado para uso nesse segmento não deve ter componentes metálicos. Essa é a pratica de segurança que temos fora desses supostos laboratórios de ensaios; 9) Essa também é a pratica e o conhecimento dos profissionais das pequenas, médias e grandes empresas em não adotar esse tipo de calçado. É muito estranho chegando a ser tendencioso, incoerente e nada razoável por à venda esse suposto EPI para proteção contra riscos elétricos indo na contra-mão das boas práticas de segurança aceitas pela totalidade dos profissionais. 10) A forma de apresentar o suposto EPI, omitir informações essenciais em ficha técnica e também no CA sugere combinado ao fato de não responder aos questionamentos do cliente através do e-mail informado sugere irresponsabilidade e falta de compromisso e seduzem o interessado no produto a adquiri-lo. 11) Foi isso que aconteceu: Comprei gato por lebre. Fica aqui o meu descontentamento, frustração e total desaprovação por esta prática deselegante, irresponsável e nenhum pouco técnica MARLUVAS que se mostra prestando um grande desfavor. 12) Por fim um link que esclarece melhor https://revistaadnormas.com.br/2018/07/17/os-ensaios-em-calcados-isolantes-eletricos/

  • FABRICANTE, respondeu em 03/01/2019:

    Prezado Fabio, boa tarde,

    Agradecemos o seu contato e a exposição sobre o tema.

    Primeiramente nos causa estranheza não havermos recebido sua mensagem através do nosso canal de atendimento (marluvas@marluvas.com.br) mas, independentemente disso estamos aqui para ajudar.

    Você está correto em relação às “Normas Eletricistas”, que foram reeditadas recentemente e todos os nossos produtos em processo de recertificação, conforme previsto pela legislação, estão sendo testados e aprovados segundo nova Norma (16603/2017).

    No entanto, conforme dita o Ministério do Trabalho, até o momento da recertificação, os CAs dentro da validade, aprovados pelos laboratórios credenciados e emitidos pelo Ministério do Trabalho, mesmo que conforme norma anterior (12576/1992), terão sua validade e atributos (para os quais foram testados) respeitados até a sua devida expiração.

    Também é correto, que por este novo dispositivo – Nova Norma -, este calçado em questão, deixará de possuir o atributo que até então e, para os testes a que fora submetido, possui. Lembrando que a validade deste CA é até 11/2022.

    No entanto, nosso objetivo aqui é resolver seu problema. A Marluvas tem muito orgulho de sua história e, nestes 46 anos construiu sua trajetória pautada em profundo respeito pelos seus clientes, não deixando de atender a quem quer que seja, principalmente em questões tão técnicas e específicas.

    Para melhor comunicação e para que possamos oferecer uma tratativa mais personalizada, solicitamos um telefone de contato ou mesmo que nos contate por um dos canais abaixo:

    +55 (32) 3693 4000

    Cleudir – Gerente Técnico
    cleudir@marluvas.com.br
    Raquel Ramos - Atendimento ao Cliente
    Atendimento12@marluvas.com.br

    Muito obrigada.

  • FABRICANTE, respondeu em 04/01/2019:

    Caríssimo Fabio,

    Aguardamos o seu retorno para que possamos prestar a melhor assistência e solucionar o seu caso.

    Muito obrigada novamente. Raquel Ramos - Atendimento ao Cliente
    Atendimento12@marluvas.com.br

  • FABRICANTE, respondeu em 28/01/2019:

    Caro Fábio,
    Temos insistido contato via e-mail, porém sem nenhum retorno, no entanto queremos tranquiliza-lo e nos colocar a sua plena disposição, esperamos ter esclarecido as suas questões em relação aos CAs e à Nova Norma para Calçados Eletricistas, portanto estamos a seu dispor para qualquer novo esclarecimento.

    Um outro ponto que relata em seus comentários, que observamos, é em relação aos cadarços destes calçados, a partir desse relato e também de uma análise tomamos a decisão de alterar o tamanho dos cadarços destes calçados para que ele atenda da melhor forma possível a você e a todos os nossos amigos clientes.

    Sinta-se sempre bem vindo e conte com a Marluvas.Atenciosamente. Marluvas Calçados de Segurança

RAFAEL ALVES ANDREATTI (SP), escreveu em 03/12/2018:

Dúvida: Boa noite, este CA diz que o fechamento em cadarço, mas esta com fechamento em velcro? e gostaria de saber a classe de isolação elétrica do mesmo. rafael.andreatti@jrm.net.br. No mais, uso este tipo de EPI a mais de 5 anos, muto bom.

  • FABIO PORTELA E CASTELO BRANCO (MA), respondeu em 03/01/2019:

    Esse é apenas mais uma das diversas inconformidades desse EPI. E não me surpreende nem um pouco por ser dessa tal de MARLUVAS. Nas fotos dos supostros laudos de ensaio eletrico dessa bota é apresentada uma bota sem ilhós metálicos mas quando recebemos a compra ela tem ilhós metálicos em aluminio. Essa informação foi omitida e esta em desacordo com a descrição do CA do MTE. É prática recorrente de empresa desse tipo enviar um EPI conforme norma para o laboratorio e quando obtem o CA começa a produzir o EPI à revelia expondo os profissionais de SST resposáveis por especificar a esses EPIs e eleger dentre os diversas opções o EPI que conforme o CA está em acordo. É muita irresposabilidade desse fabricante alem de um grande desfavor por expor também a vida de profissionais do setor elétrico ao risco de morte por uso de um calçado inadequado para a natureza do risco a proteger.

WASHINGTON CARVALHO, escreveu em 03/12/2018:

Elogio: Calçado muito bom até pra ser usado no dia-dia confortável, e de difícil absorção de água.

  • FABRICANTE, respondeu em 03/01/2019:

    Washington boa tarde, Ficamos satisfeitos por saber que gostou de nosso calçado, conte sempre com a Marluvas. Atenciosamente. Marluvas Calçados de Segurança

JAILTON CORAS SANTOS (SP), escreveu em 10/11/2018:

Dúvida: Por gentileza também gostaria de adquirir um laudo com a classe de isolação desse EPI. ( jailton.coras@hotmail.com)

  • FABRICANTE, respondeu em 03/01/2019:

    Jailton boa tarde, laudo enviado no seu e-mail. Atenciosamente. Raquel Ramos. Assistente Comercial Sênior.

WODON FURTADO (MS), escreveu em 08/10/2018:

Dúvida: Também gostaria de saber a classe de isolação elétrica deste CA. Obrigado.

  • FABRICANTE, respondeu em 09/10/2018:

    Prezado Wodon, agradeço pelo contato com a Marluvas por gentileza nos informar um e-mail para que possamos enviar por e-mail o laudo com as informações. Atenciosamente. Raquel Ramos. Marluvas Calçados de Segurança.

  • WODON FURTADO (MS), respondeu em 09/10/2018:

    Raquel, boa tarde! Segue e-mail conforme solicitado: woclaga@gmail.com

  • FABRICANTE, respondeu em 10/10/2018:

    Prezado Wodon, agradeço pelo envio do e-mail, as informações foram passadas pelo mesmo a você. Atenciosamente. Raquel Ramos. Marluvas Calçados de Segurança

  • FRAILSON DA SILVA NUNES (MA), respondeu em 30/10/2018:

    ola boa noite gostaria de saber a classe de isolação desse epi......frailson1982@gmail.com

  • FABRICANTE, respondeu em 31/10/2018:

    Frailson bom dia, agradeço pelo contato com a Marluvas , as informações solicitadas e o laudo foram enviados no seu e-mail .Atenciosamente. Raquel Ramos. Marluvas Calçados de Segurança.

WODON FURTADO (MS), escreveu em 08/10/2018:

Dúvida: Também gostaria de saber a classe de isolação elétrica deste CA. Obrigado.

  • FABRICANTE, respondeu em 09/10/2018:

    ezado Wodon, agradeço pelo contato com a Marluvas por gentileza nos informar um e-mail para que possamos enviar por e-mail o laudo com as informações. Atenciosamente. Raquel Ramos. Marluvas Calçados de Segurança.

WODON FURTADO (MS), escreveu em 08/10/2018:

Dúvida: Também gostaria de saber a classe de isolação elétrica deste CA. Obrigado.

  • FABRICANTE, respondeu em 09/10/2018:

    Prezado Wodon, agradeço pelo contato com a Marluvas por gentileza nos informar um e-mail para que possamos enviar por e-mail o laudo com as informações. Atenciosamente. Raquel Ramos. Marluvas Calçados de Segurança.

ANDRE ROCHA (SC), escreveu em 03/10/2018:

Dúvida: Gostaria de me informar sobre classe de isolação elétrica do calçado, favor enviar o laudo para servitecsul@gmail.com

  • FABRICANTE, respondeu em 04/10/2018:

    Prezado André,agradecemos pelo contato e enviaremos a informação solicitada no seu e-mail. Atenciosamente. Raquel Ramos. Marluvas Calçados de Segurança.

  • FABRICANTE, respondeu em 09/10/2018:

    Prezado Wodon, agradeço pelo contato com a Marluvas por gentileza nos informar um e-mail para que possamos enviar por e-mail o laudo com as informações. Atenciosamente. Raquel Ramos. Marluvas Calçados de Segurança.

ANDRE ROCHA (SC), escreveu em 03/10/2018:

Dúvida: Gostaria de me informar sobre classe de isolação elétrica do calçado, favor enviar o laudo para servitecsul@gmail.com

  • FABRICANTE, respondeu em 04/10/2018:

    Prezado André,agradecemos pelo contato e enviaremos a informação solicitada no seu e-mail. Atenciosamente. Raquel Ramos. Marluvas Calçados de Segurança.

DILSON GAMA FILHO (SP), escreveu em 23/02/2018:

Dúvida: Bom dia por gentileza, poderia informar se a parte interna, onde fica os pés, deste calçado pode ser higienizado com água e sabão, ou existe outro procedimento mais apropriado. Obrigado

  • FABRICANTE, respondeu em 26/02/2018:

    Prezado Dílson agradecemos pelo contato e orientamos a Lavar ou limpar com um pano umedecido o calçado, ao menos uma vez por semana, e secar a sombra. Qualquer dúvida estamos a disposição. Raquel Ramos. Assistente Comercial Sênior. Marluvas Calçados de Segurança.

DILSON GAMA FILHO (SP), escreveu em 23/02/2018:

Dúvida: Bom dia por gentileza, poderia informar se a parte interna, onde fica os pés, deste calçado pode ser higienizado com água e sabão, ou existe outro procedimento mais apropriado. Obrigado

  • FABRICANTE, respondeu em 26/02/2018:

    Prezado Dílson agradecemos pelo contato e orientamos a Lavar ou limpar com um pano umedecido o calçado, ao menos uma vez por semana, e secar a sombra. Qualquer dúvida estamos a disposição. Raquel Ramos. Assistente Comercial Sênior. Marluvas Calçados de Segurança.

DILSON GAMA FILHO (SP), escreveu em 23/02/2018:

Dúvida: Bom dia por gentileza, poderia informar se a parte interna, onde fica os pés, deste calçado pode ser higienizado com água e sabão, ou existe outro procedimento mais apropriado. Obrigado

  • FABRICANTE, respondeu em 26/02/2018:

    Prezado Dílson agradecemos pelo contato e orientamos a Lavar ou limpar com um pano umedecido o calçado, ao menos uma vez por semana, e secar a sombra. Qualquer dúvida estamos a disposição. Raquel Ramos. Assistente Comercial Sênior. Marluvas Calçados de Segurança.

CARLOS ORLANDO LISBOA BORGES (MG), escreveu em 23/02/2018:

Dúvida: Gostaria de me informar sobre classe de isolação elétrica do calçado, será que alguém poderia me ajudar? favor enviar o laudo para lisboaborges@gmail.com

  • FABRICANTE, respondeu em 26/02/2018:

    Prezado Carlos, agradeço pelo contato e o laudo será enviado em seu e-mail. Qualquer dúvida estamos a disposição. Atenciosamente. Raquel Ramos. Assistente Comercial Sênior. Marluvas Calçados de Segurança.

  • CLEITON RAMOS DA SILVA (PR), respondeu em 25/05/2018:

    Bom dia, poderia enviar o laudo para o meu e-mail também, obrigado cleitonsilva19@gmail.com

  • JULIANA ARAUJO DE LIMA (SP), respondeu em 12/06/2018:

    Por favor enviar para o meu e-mail também, é juliana.limast@outlook.com

  • FABRICANTE, respondeu em 12/06/2018:

    Boa tarde Juliana, laudo enviado ao seu e-mail. Atenciosamente. Raquel Ramos Assistente Comercial Sênior. Marluvas Calçados de Segurança

  • VALTER LUIZ ALVES (SP), respondeu em 03/08/2018:

    Boa tarde, poderia enviar o laudo também para o meu e-mail: alvesbig39@gmail.com

  • FABRICANTE, respondeu em 03/08/2018:

    Boa tarde Valter, laudo enviado ao seu e-mail. Atenciosamente. Raquel Ramos Assistente Comercial Sênior. Marluvas Calçados de Segurança

  • MARCELO DREYER (PR), respondeu em 19/09/2018:

    Boa noite, poderia enviar o laudo para o email marcelo.dreyer@hotmail.com

  • FABRICANTE, respondeu em 20/09/2018:

    Boa tarde Marcelo, laudo enviado ao seu e-mail. Atenciosamente. Raquel Ramos Assistente Comercial Sênior. Marluvas Calçados de Segurança

  • EVANDRO MARMENTINI (RS), respondeu em 01/10/2018:

    Bom dia, Solicito que me envie o laudo por favor. email: eletromec@eletromecme.com.br

  • FABRICANTE, respondeu em 02/10/2018:

    Bom dia Evandro, laudo enviado ao seu e-mail. Atenciosamente. Raquel Ramos Assistente Comercial Sênior. Marluvas Calçados de Segurança

CHARLESTON PAIVA DA SILVA (RJ), escreveu em 08/11/2017:

Renovação de CA: Bom dia...Gostaria de saber se o produto possui renovação de C.A, pois vence em 04/07/2018 e efetuei compra recente do mesmo. Agradeço e fico no aguardo.

  • FABRICANTE, respondeu em 08/11/2017:

    Prezado Charleston. Agradeço pelo contato e informo que este CA será renovado e já está em processo junto ao MTE. Atenciosamente. Central de Atendimento ao Cliente Marluvas.

JACKSON HENRIQUE (RO), escreveu em 31/10/2017:

Dúvida: bom dia! Alguém poderia me ajudar/orientar, uma botina para resistência de 40kv, para risco elétrico?

  • FABRICANTE, respondeu em 01/11/2017:

    Prezado Jackson, os nossos calçados são testados de acordo com a norma para eletricista, e o ensaio é feito numa tensão de 14 k e pode ser utilizado até 600V. Com esta resistência informada realmente não produzimos.Atenciosamente. Central de Atendimento ao Cliente Marluvas.

CARLOS VINICIUS AMARAL DA SILVA (RJ), escreveu em 02/06/2017:

Dúvida: Boa tarde! Minha empresa exige que meus funcionários usem sapato com bico de composite, porém não estou encontrando aqui nas descrições se esse modelo tem biqueira. Esse modelo tem biqueira ou não? se tem é de composite ou de PVC?
Desde já agradeço a atenção e aguardo possível retorno. Poderiam estar mandando o certificado desta bota para meu e-mail? obrigado.

CARLOS BORGES (RJ), escreveu em 12/02/2017:

Comentário: Comprei uma botina com fechamento em velcro que consta gravado CA 13808. Porém a descrição deste CA consta de botina com fechamento em cadarço. Poderia esclarecer essa divergência. Entendo que isso não deveria acontecer.

LUZIANE SANTOS COSTA (BA), escreveu em 02/02/2017:

Comentário: tem como enviar o laudo referente ao ca13808

LUZIANE SANTOS COSTA (BA), escreveu em 02/02/2017:

Comentário: tem como enviar o laudo referente ao ca13808

PEDRO HENRIQUE MARQUES GOMES (DF), escreveu em 08/09/2016:

Dúvida: Gostaria de saber se o produto possui prazo de validade diferente do prazo do CA? Se tem qual seria?

  • FABRICANTE, respondeu em 08/09/2016:

    Boa tarde Pedro Henrique.O prazo de validade do EPI é diferente do prazo de validade do C.A.
    Ainda estamos em processo da validação para definir tal prazo, pois esta nota do Ministério do Trabalho é recente.Qualquer dúvida coloco-me a inteira disposição. atendimento11@marluvas.com.br

OZIEL MEDEIROS DA SILVA (MG), escreveu em 27/07/2016:

Crítica: Absorve muita água. Qualquer situação que tenha contato com água ou chova fica completamente encharcada. Cadarço extremamente frágil. A bota nem começou a gastar o solado e o cadarço já estragou. Iria solicitar para um técnico em manutenção,porém com os problemas apresentado fica inviável.

EDER NEUMANN (SC), escreveu em 03/12/2015:

Dúvida: Gostaria de me informar sobre lasse de isolação elétrica do calçado, será que alguém poderia me ajudar? favor enviar o laudo para eder_neumann@hotmail.com

  • FABRICANTE, respondeu em 03/12/2015:

    Bom dia Eder!
    Com relação ao seu questionamento, este calçado é testado conforme a Norma: É aplicado uma corrente até o parâmetro de 14kv ou 14.000 volts, realizando tambem a verificação da corrente de fuga em mA. Estou encaminhando o laudo referente a aprovação do modelo 13808.
    Qualquer dúvida, estou a disposição.

VÁGNER SOUZA (BA), escreveu em 31/10/2015:

Elogio: Adorei essa bota, parabéns ao fabricante!

  • FABRICANTE, respondeu em 03/11/2015:

    Obrigada pelo reconhecimento, Vágner!
    Nossos calçados são fabricamos com muito carinho para garantir a sua segurança.
    Para sua proteção, conte sempre com a gente.
    Abraços,

EDILAINE CHUTTI MOREIRA DOS SANTOS (SP), escreveu em 28/09/2015:

Dúvida: Boa tarde! O Laudo Técnico exige que meus funcionários usem sapato com bico de PVC, e nossos compradores, disseram que esse modelo tem e que pode ser usado, porém não estou encontrando aqui nas descrições. Esse modelo tem ou não? Desde já agradeço a atenção e aguardo possível retorno.

  • MARLUVAS CALÇADOS PROFISSIONAIS (MG), respondeu em 28/09/2015:

    Prezada Edilaine, este modelo possui sim a biqueira de plástico (biqueira ocupacional). Gentileza nos informar seu e-mail para que seja enviado a especificação técnica deste modelo.

  • DANIELLE NOVELO DELFINO (MG), respondeu em 02/12/2015:

    A biqueira de PVC desta bota suporta ate qual impacto?

  • FABRICANTE, respondeu em 02/12/2015:

    Boa tarde Danielle, esta biqueira suporta ate 100 J o impacto é para objetos de natureza leve, mas não é para esta finalidade é somente para conformação do calçado

RICARDO ADIB RACHID (MG), escreveu em 17/09/2015:

Dúvida: Qual o destino correto p/ EPI usado ?

  • MARLUVAS CALÇADOS PROFISSIONAIS (MG), respondeu em 17/09/2015:

    Prezado Ricardo, o calçado/material deve ser levado por uma empresa de transporte licenciada por órgãos ambientais para transporte materiais perigosos, denominados como resíduos Classe I.
    A destinação deve ser em aterro industrial licenciado e com uma licença exclusiva para classe I (resíduos perigosos), pelo motivo do couro.
    Todo esse cuidado e burocracia é devido ao couro ser curtido ao cromo trivalente, metal pesado que trás males à saúde e degrada o meio ambiente quando usado incorretamente, como por exemplo a incineração. Pois a fumaça exalada é cancerígena.
    Cordialmente.

ALEXANDRE DE LIMA NOGUEIRA (RJ), escreveu em 08/01/2015:

Elogio: Boa Tarde, essa Bota e de Qualidade muito boa.

  • MARLUVAS CALÇADOS DE SEGURANÇA LTDA (MG), respondeu em 15/01/2015:

    Prezado Alexandre! A Marluvas busca sempre oferecer as melhores soluções ao mercado. Agradecemos seu elogio.

GEORGE DOMINGOS LINS (PE), escreveu em 21/10/2014:

Dúvida: na certificação afirma que esse calçado é para o uso de eletricistas também, porém, o meu tem partes metálicas nas furações de cadarço, é coerente?

  • MARLUVAS CALÇADOS PROFISSIONAIS (MG), respondeu em 22/10/2014:

    Prezado George, os nossos calçados estão aprovados para o uso em ambientes com risco elétrico, não havendo nenhum problema em usá-lo com ilhós metálico, pois o que isola é o solado, onde foram realizados ensaios no IPT. Há um mix variado de produtos que possuem ilhoses e biqueira de aço e ainda oferecem a proteção elétrica. Somente não pode ser eletricista e com presença de componentes metálicos quando este componente for a palmilha de aço, pois esta fica em contato entre o pé do usuário e o solado, evitando o isolamento de energia. Agradecemos seu contato.

  • FABIO PORTELA E CASTELO BRANCO (MA), respondeu em 03/01/2019:

    Conversa fiada Gerge Domingos Lins. Conversa de vendedor. ilhós metálico conduz sim eletricidade. Experimente tocar um fio elétrico energizado com a ponta desencapada sobre o ilhós e meça com um multiteste se não ha corrente elétrica. Nem norma de fabricação o suposto preposto da Marluvas cita na resposta e se citasse você constataria facilmente que são normas defasadas e caducas. A Marluvas quer construir um conceito que vai contra as práticas seguras que temos em campo que consideram inseguras, inapropriadas o uso de calçado de segurança com componentes metálicos para quem trabalha submetido à presença de riscos elétricos. Leia mais sobre esse assunto e veja as incoerências da Marluvas https://revistaadnormas.com.br/2018/07/17/os-ensaios-em-calcados-isolantes-eletricos/

PAULO DA SILVA COSTA (SC), escreveu em 28/10/2013:

Comentário: Obrigado

CONSULTA CA (PR), escreveu em 24/10/2013:

Comentário: Prezados Paulo e Evandro, o departamento técnico da Marluvas já está em posse dos vossos comentários e, os responderá o mais breve possível. Cordialmente !

PAULO DA SILVA COSTA (SC), escreveu em 24/10/2013:

Dúvida: Comprei essa botina 05/09/2013, usei a mesma em terrenos úmidos com muita água, e não infiltrou, muito bom o produto. Tenho porém uma dúvida, na certificação afirma que esse calçado é para o uso de eletricistas também, porém, o meu tem partes metálicas nas furações de cadarço, é coerente?

  • FABIO PORTELA E CASTELO BRANCO (MA), respondeu em 03/01/2019:

    Caro Paulo da Silva Costa. Essa bota não é para uso de eletricista conforme afirma a Marluvas. Ela possui diversos ilhóses metalicos de alumínio. Não caia nesse golpe da MARLUVAS, pois ela omite essa informação tanto no CA como na ficha técnica do produto e também não responde essa pergunta através do SAC. Não quero que você seja a próxima vítima assim como eu fui.

EVANDRO VIANA (MG), escreveu em 29/05/2013:

Comentário: Comprei uma botina CA13808, no dia 02/05/2013, achei bonita, super confortável, leve, boa pra andar, trabalhar, porém, pisei no chão molhado e infiltrou água pelo solado, como faço para reparar este dano, foram feitos testes no solado?

RAPHAEL FERNANDES (SP), escreveu em 13/05/2013:

Comentário: Calçado extremamente resistente e super confortável.

  • RAMOS ANTONIO DOS SANTOS (MG), respondeu em 10/07/2017:

    Prezados, bom dia. Poderiam me enviar o laudo técnico em relação dos testes elétricos? Desde já, agradeço.

  • BRUNA DA VEIGA (RS), respondeu em 26/04/2018:

    Gostaria de me informar sobre classe de isolação elétrica do calçado, será que alguém poderia me ajudar? favor enviar o laudo para tecnicoseguranca@pnx.com.br. obrigada

  • FABRICANTE, respondeu em 26/04/2018:

    Prezada Bruna, agradeço pelo contato e vamos enviar para o seu e-mail a informação solicitada. Atenciosamente.Raquel Ramos.Assistente Comercial Senior.

  • MARCIEL DOS SANTOS BAIENSE (ES), respondeu em 04/02/2019:

    Bom dia. Vocês poderiam me enviar tb o laudo técnico elétrico, por favor. marciel.baiense@yahoo.com.br

  • FABRICANTE, respondeu em 04/02/2019:

    Prezado Marciel, agradeço pelo contato e vamos enviar para o seu e-mail a informação solicitada. Atenciosamente.Raquel Ramos.Assistente Comercial Senior.

Avalie este EPI

Sua avaliação é muito importante para toda a comunidade de Profissionais de SMS.

×
Publicidade:
×
E-mail:
Senha:
Manter-me conectado
Entrar
Esqueci Senha | Cadastre-se
×
Enviar Lista de EPIs por E-mail
Remetente:
E-mail Remetente:
Destinatário:
E-mail Destinatário:
Mensagem:
Enviar
×
Minha Lista de EPIs Nenhum Item
×

O que é CA?

O CA - Certificado de Aprovação - é um documento emitido pelo Ministério do Trabalho e Emprego que tem por finalidade avaliar e manter um padrão nos equipamento de proteção.

A NR6 - que regulariza os equipamentos de proteção individual - exige que todo equipamento de proteção individual, de fabricação nacional ou importado, só poderá ser posto à venda ou utilizado com a marcação do CA.

Para se obter um CA, o fabricante ou importador, deve enviar uma amostra do equipamento para um laboratório autorizado, o laboratório faz testes com esse equipamento e emite um laudo com as características do produto. Esse laudo é enviado ao MTE para emissão do CA que garantirá o padrão dos equipamentos que devem obedecer as especificações presentes no laudo.

Como funciona o Portal ConsultaCA.com? Assista nosso vídeo!